RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE GEOGRAFIA
Por: oliveiraregina • 21/8/2018 • Trabalho acadêmico • 6.427 Palavras (26 Páginas) • 777 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1. ESTUDO DE ARTIGO....................................................................................3
2. ANÁLISE DO TEXTO DO PCN....................................................................4
3. ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA (PPP)....................6
4. ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE...........................................8
5. DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO........................................................................9
5.1 DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 6º ANO..........................................................9
5.2 DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 7º ANO..........................................................10
5.3 DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 9º ANO.........................................................12
6. ELABORAÇÃO DE PLANO DE UNIDADE.................................................13
7. APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE............................................15
8. REGÊNCIA.............................................................................................16
9. ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO...............................................................17
10. ELABORAÇÃO DE PROJETO.................................................................19
11. APRESENTAÇÃO DO PROJETO............................................................23
CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................25
- 2. ESTUDO DE ARTIGO (ATIVIDADE 02)
Desde que eu era bem pequena, sempre fui apaixonada por ser professora e no decorrer dos anos fui me identificando cada vez mais em ser professora de Geografia. Eu sei que é um privilegiado porque poder fazer instrumentos interessantes e trabalhos de campo em locais ricos de uma beleza natural para estudar a área ambiental ou pode fazer visitas em locais históricos, ou até mesmo fazer um trabalho de campo em um espaço urbano para compreender a estrutura, as proporções e as finalidades das cidades. Com isso, a uma série de locais em que a geografia pode atuar, beneficiando esse educador que pode transitar por todos esses lugares geográficos.
É importante destacar também que a geografia é um conhecimento onde o efeito visual deve ser bem usado. As ilustrações podem despertar o interesse dos alunos, pois como diz o ditado popular “uma imagem vale mais que mil palavras. Tanto em relação aos acontecimentos físicos da natureza, como urbanos e financeiros a imagem garante alguns minutos de atenção quase que automáticos dos alunos. Na atual sociedade em vivemos as imagens falam por si mesma, na TV, no computador, nas propagandas e ilustrações em todo tipo de material que se usa. Por isso, o professor deve se aproveitar da lógica da sociedade do espetáculo para dar suas aulas, e conseguir garantir o interesse dos alunos.
A geografia deve fazer o uso da imagem e da ilustração necessariamente, em seu estudo. Como sabemos, é indispensável o uso do mapa na geografia, os alunos precisam reconhecer os territórios e regiões, para ter uma base de localização, sem essa base, os fatos que acontecem no mundo não serão compreendidos, pois é preciso saber.
O professor de uma nova Geografia escolar deve romper com o distanciamento da realidade vivida e a estudada. O professor deve iniciar os estudos dos alunos a partir da realidade vivida por eles, assim quando se forem estudar os fenômenos urbanos, por exemplo, o professor pode pedir para que os alunos façam uma análise de sua própria rua, de seu próprio bairro e sua própria casa. O educador deve sempre tentar remeter o ensino da geografia ao cotidiano dos alunos, sempre buscando a memória das vivencias dos próprios educados. Assim , quando forem estudar fenômenos climáticos o as vivencia dos alunos, como as chuvas de fim de ano que acontecem sempre causando catástrofes no Rio de Janeiro podem ser analisas de início.
Os professores devem estabelecer relação entre a vivência dos alunos e a geografia e isso mudam de lugar para lugar. O professor que da aula em uma região rural deve partir do principio de estudo da área rural, para que os alunos consigam conectar os fatos, para não ficarem perdidos, achando que a geografia é uma ciência dispensável onde só se exercita a memorização. É preciso possibilitar que os educandos criem uma percepção crítica de sua própria realidade, desenvolvendo um senso autônomo e a consciência de sua cidadania.
O ensino de modo geral apresenta múltiplas situações que o docente encara no dia-a-dia. Diante disso, é comum a existência de dificuldades de aprendizagem, em especial na disciplina de geografia no Ensino Fundamental. É notório analisar que o contexto social no qual a pessoa está inserida influi fortemente em seu modo de pensar e de agir, em seus interesses e necessidades e na hierarquização de seus valores. Basta lembrar tal influência para compreender por quais razões uma pessoa interpreta diferentemente um mesmo fato ou situação de aprendizagem.
Diante disso, vale ressaltar que a escolha desse tema, ocorre em virtude da importância de se trabalhar com a disciplina geografia no ensino fundamental em razão de sua importância para a análise da vida humana e do mundo de vivência através de suas formas de ocupação territorial, Assim foi proposto esse estudo, cujo objetivo principal foi investigar as principais causas e fatores que dificultam o ensino aprendizagem dessa disciplina, fato que ficou evidenciado nos resultados obtidos a partir do questionário e entrevistas realizadas a problemática, percebe-se um grande desafio para proporcionar aos alunos uma melhor aprendizagem na geografia. Dificuldade sempre encontrará, pois ser professor é isso, romper obstáculos e sempre levar o melhor de nós para os nossos alunos.
...