RESENHA - O QUE É FOLCLORE
Por: _santosgabriel1 • 14/9/2019 • Resenha • 623 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE ARTES
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
Resenha do Livro: O que é Folclore
Discente: Gabriel Augusto Nogueira dos Santos
Matrícula: 21650658
Trabalho solicitado como nota parcial da disciplina IHI115 – Folclore e Cultura Brasileira, sob a orientação do Prof. Msc. Cesar Pacheco de Lima.
MANAUS-AM
2018
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Folclore? Coleção Primeiros Passos, 2.ed, São Paulo: Editora Brasiliense, 1984
O livro publicado nos anos 1980, com 112 páginas, é dividido em 07 partes, tendo como ênfase, os seguintes aspectos: os contos, lendas, fábulas e as definições acerca do folclore, sobretudo nos aspectos voltados a cultura brasileira.
A primeira parte, denominada ‘’Um Búlgaro em Pirenópolis’’, relaciona a questão da territorialidade e da identidade, visto que o mesmo, apesar de ser oriundo do Leste Europeu, pertencia a aquela pequena cidade de Goiás. O mesmo aborda, a questão da valorização das tradições a ocorrer naquela região europeia, é muito diferente do que é visto no Brasil. E as perguntas, o porquê daquela celebração, como chegou, o que fazem muitas vezes se desvincular da mídia e valorizar a encenação a ocorrer na região?
A segunda parte, denominada de ‘’Santo Antônio dos Olhos D’Água’’, continua a se relacionar com Goiás e a cidade de Pirenópolis. Nesse aspecto, a produção, considerada familiar e com aspectos rústicos, também é caracterizada pela religiosidade do lugar e pela cooperação, em uma relação considerada parte dos aspectos da vida camponesa,
A terceira parte, destaca o seguinte aspecto ‘’Folk-Lore, Folklore, Folclore: Existe? ’’. Na perspectiva do autor, o Folclore é relacionado aos aspectos iniciais da literatura oral, mas que podem ser destacados pela música, festas e pelo apego as tradições. Além disso, destaca as transformações relacionadas a sua conceituação, que foi se modificando aliadas as novas conjunturas, desde quando foi empregada pela primeira vez, ainda no século XIX.
O conceito de Folclore se difere pelos 5 continentes, visto que a maioria aplica a palavra ainda na relação com a literatura oral. Pode entender nesse contexto, que a palavra Folclore e seus dissidentes, ainda não há uma conceituação fixa em todo o mundo.
A quarta parte, destaca o aspecto das dimensões do Folclore e a cultura do Folclore, no qual são estudadas pela Antropologia e a História, a partir das origens desta tradição. Percebe-se, no âmbito brasileiro, uma forte influência da religião cristã, presente desde o início da colonização do território. Além disso, o contexto histórico acaba por se relacionar com as diferentes faces da colonização do território brasileiro, a influência da migração europeia foi fator determinante para a formação do folclore no Brasil.
A quinta parte se relaciona com o descrever, relacionar e compreender, no qual tem como destaque a área da Antropologia. A partir dela, os estudos voltados para a compreensão das relações humanas com o folclore podem ser dados, sobretudo, ao trabalho etnográfico, que procura descrever as razões e emoções da própria cultura em que está sendo dado a ênfase.
A sexta parte, denominada ‘’São José de Mossâmedes’’ é interligada com a sétima e última parte, denominada de ‘’Folclore e Cultura de Classe’’. Nesse contexto, os simbolismos acerca da ordem social vigente, reflete diretamente no folclore, no qual destacamos a predominância política que isso se torna frente as tradições.
...