RESENHA: TEMAS E PROBLEMAS NOS PROJETOS DE PESQUISA DE Álvaro BIANCHI.
Por: canxa • 3/10/2016 • Trabalho acadêmico • 794 Palavras (4 Páginas) • 1.055 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Campus sertão
ALUNO: Adiel Silva Pereira 7º Período licenciatura em Geografia
PROFESSOR: Marcos Vinícios
PROJETO INTEGRADOR
RESENHA DO TEXTO: TEMAS E PROBLEMAS NOS PROJETOS DE PESQUISA DE Álvaro BIANCHI.
As dificuldades em produzir um tema em um projeto de pesquisa é muito complexo, pois os problemas que cada pessoa encontra no momento de montar um tema para amadurecer um projeto para que saia bem configurado, no sentido de deixar claro o que o pesquisador quer expor aos seus leitores, para isso é necessário vários aspectos que podem favorecer ou desfavorecer o que o pesquisador tem em mente, não basta ter somente um tema, mais ter um certa coerência quanto ao modo de organização, e na abordagem do devido tema, é preciso reconhecer que as dificuldades que ira encontrar ao longo do processo de pesquisa, pois isto costuma deixar no autor varias frustrações e indecisões que perpassa significamente o sentido de coesão textual sem sinificancia alguma vemos que o BIANCHI expõe sua critica a estes problemas e os cuidados necessários:
“para ultrapassar os horizontes dos interesses individuais dois critérios precisam ser levados em consideração na definição de um tópico de pesquisa. Primeiro um projeto de pesquisa deve ser relevante para o mundo real. Em segundo lugar, a pesquisa proposta deve contribuir para o desenvolvimento de um campo científico dado, alargando nossos conhecimentos e nossa capacida-de de construir explicações científicas” (KING, KEOHANE & VERBA, 1994, p. 15). (BIANCHI, Pag. 77).
Vemos que o autor chama a atenção para que as construções de pesquisa seja observada de forma contundente dando sentido ao que se quer construir, a proposta tem que ser meramente satisfatória cientificamente onde os conhecimentos passados tenham uma grande relevância positiva, com propostas bastante enxutas e coerente, que possa fazer uma construção científica consciente naquilo em que se que expor, diante do fato ou assunto projetado considerando como fator decisivo que chame a atenção na ação do entendimento do leitor para com a pesquisa.
As estruturas textuais precisam ser configuradas, que sirva como modelo de interação entre o autor e o leitor, pois neste porte de pesquisa a satisfação positiva fará com que o interasse a leitura seja de forma bastante elucidativa, pois percebe-se que os grandes problemas de alguns pesquisadores é não reconhecer que a sua pesquisa teórica ou bibliografia enfada de forma negativa, pois seus texto ficam imensamente técnicos e com um grande volume de palavras que não se ouvem ou ver no dia-dia das pessoas, vejamos pois o que BIACHI relutou sobre estes cuidados que devemos ter:
“Sem formular problemas de pesquisa não seria possível incrementar nosso conhecimento sobre os tópicos (temas) escolhidos. Por um lado, haveria o ris-co de um empirismo exacerbado, uma coleta aleatória de dados e informações que, compiladas e organizadas sem um critério orientador, reapresentariam ao público conhecimentos já firmemente estabelecidos. Por outro, haveria o peri-go do teoricismo, a construção de modelos explicativos que, desvinculados de problemas concretos de pesquisa, nada explicariam”. (BIANCHI, Pag. 80).
...