RESUMO - GEOLOGIA SIMPLES
Por: Amanda Baratelli • 23/1/2017 • Trabalho acadêmico • 877 Palavras (4 Páginas) • 662 Visualizações
Prova de Geologia - Resumo conteúdo
Big bang: Uma grande explosão de partículas, onde a terra ficou pegando fogo, houve um processo demorado de resfriamento do magma, até que esse magma se solidifica formando a crosta terrestre (placas tectônicas)
Placas tectônicas: A terra é dividida em placas tectônicas, com formas irregulares e de diferentes tamanhos, que se movimentam e estão flutuando sobre o magma
Movimento das placas: As placas flutuam em cima do magma líquido, e elas se movimentam devido ao processo das celulas convectivas (ar quente sobe e ar frio desce). Existem dois tipos de movimentos; divergentes e convergentes. O movimento divergente é o processo em que as placas se afastam uma da outra e o magma quente sobe e solidifica esse espaço, ocasionando uma dorsal meso-oceânica. As placas convergentes vão de encontro uma a outra, a placa mais densa (oceânica) mergulha por baixo da continental entrando na fossa oceânica, causando o processo de soerguimento, onde a placa oceânica se dobra dando origem a uma montanha.
Falhas; fraturas transformantes: São as criadas por duas placas que deslizam uma ao lado da outra. Uma falha pode ser longa, com kms ou não. As fraturas são curtas
Surgimento de vulcões: Os vulcões se formam devido ao movimento das placas, quando elas se chocam e deixam uma fenda entre elas onde o magma quente e se solidifica, assim dando inicio ao processo de formação de um vulcão
Hot Spot: Uma câmara magmática é criada (ponto quente no meio da placa tectônica), e ela se movimenta conforme a placa; ou seja quando a placa sai do lugar a câmara sai junto, assim desativando o vulcão anterior e criando um novo vulcão. Temos exemplo desse fenômeno nas ilhas do Hawai
Rochas ígneas: A formação das rochas ígneas vêm do resultado da consolidação devida ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido.
Rochas sedimentares: As rochas sedimentares são compostas por sedimentos retirados de outras rochas pelos processos intempéricos (físico, químico ou biológico). Esses sedimentos são transportados pelos agentes geológicos (água, vento e gelo) e depositados em bacias sedimentares. Conforme a bacia vai recebendo sedimento, ela vai sofrendo abatimento.. Quando ela não sofre mais abatimento ela se torna uma bacia pretérita (inativa). Acontece um processo de solidificação e cimentação (diagenese) dos sedimentos da bacia, assim os transformando em rochas.
Rochas metamórficas: As rochas sedimentares/ígneas sofrem pressão e calor assim reorganizando e modificando seus minerais e se tornam rochas metamórficas. Ou seja, o processo de modificar a rocha.
Compressão das rochas: Devido a deposição de sedimentos na bacia sedimentar sofre abatimento, dentro da bacia ocorre uma pressão e agrupa os sedimentos, assim os fazendo tornar rocha sedimentar
Agentes intempéricos: O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos.
Intemperismo físico: consiste na ocorrência de processos que são responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, separando minerais antes ordenados de forma coesa e transformando uma superfície então homogênea em uma rocha descontínua. Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros.
Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas. Dessa forma, quando essas formações rochosas afloram, encontram condições e elementos como água e oxigênio que tornam os seus minerais quimicamente instáveis. Assim, para se estabilizarem, eles passam por transformações químicas, alterando assim a sua composição. Pode-se observar, nesses casos, a modificação dos solos ou das rochas, quando esses mudam as suas aparências ou sua composição, ficando mais úmidos ou mais secos, por exemplo.
...