Resumo Simples Kanban
Por: Mariana Valim • 11/7/2022 • Resenha • 295 Palavras (2 Páginas) • 133 Visualizações
Planejamento e Controle da Produção 3
Moacir Godinho Filho
Mariana Valim | RA 758949
Kanban
Kanban é uma palavra de origem japonesa e significa cartão, é um método utilizado para acompanhar o andamento da produção na linha de produção. É conhecido como o método de colar post-its, utilizado para fazer o controle das ordens de produção.
A grande vantagem do Kanban é o atendimento dos prazos e o baixo estoque e foi criado pela Toyota no Japão em 1953, no fim da segunda guerra mundial. Foi criado pois precisavam de grande eficiência em pouco espaço para o estoque final na produção de carros.
O Kanban é um método para acompanhamento do que está sendo produzido na linha de produção, é o acompanhamento e controle do nível do WIP (Work in Progress).
Para a aplicação do Kanban existem algumas regras, entre elas:
1) Não expedir itens com defeito;
2) O processo posterior apenas retira o que é necessário do processo anterior;
3) O processo precedente só produz o que é necessário;
4) Nivelar a produção;
5) Usar o Kanban para ajustes finos e não muito grandes;
6) estabilizar e fortalecer o processo.
O Kankan de Processamento – P, acompanha os matérias que estão sendo processados e o R acompanha os matérias entre centros produtivos (em espera, por exemplo). Para calcular a quantidade de kanbans, é necessário analisar a demanda por período, leadtime médio, tempo de processamento, tempo de requisição, entre outros.
Alguns exemplos de empresas montadoras de veículos que utilizaram o Kanban são: Treces, Renault e New Holand.
No final da apresentação foi exemplificado também como essa ferramenta é utilizada através da plataforma Asana, uma ferramenta de Kanban online na qual é possível utilizar. Outra ferramenta apresentada foi o Develops da Microsoft que é mais utilizada para desenvolver projetos com metodologia ágil, através de sprints.
...