RESUMO VIAGEM A CENTRO DA TERRA
Por: Thiago Silva • 9/6/2019 • Artigo • 348 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
Análise Crítica do Filme “Pro dia Nascer Feliz”
O Documentário Pro dia nascer Feliz fala sobre o cotidiano de professores e jovens brasileiros, focando na questão do relacionamento escolar. O Documentário fala também de forma crítica sobre a desigualdade social que assolava o país naquela época, a violência e as situações difíceis que os professores e alunos enfrentavam no cotidiano escolar. Ao analisar como se encontrava o Brasil o naquela época é possível dizer que houve mudanças? A nossa realidade atual é outra? Acredito que não.
O sistema continua passando os alunos, onde a maior preocupação em relação à educação se encontra, pois o sistema esta interessado em quantidade ao invés de qualidade. Mais vale um aluno passar sem obter o conhecimento do que ser reprovado para aprendê-lo corretamente. Ainda perpetua em muitas escolas públicas do país situações precárias, infraestrutura inadequada, a falta de verba, falta de transporte, falta de segurança, alunos desinteressados por diversos motivos e principalmente por fatores de apoio pedagógico e social como relatado no documentário, existem alunos que passam por algo muito maior que simplesmente um desinteresse. Existe também a realidade de professores despreparados que parecem não se lembrar das disciplinas pedagógicas da época de graduação, deve-se lembrar do triste fato de pessoas formadas em outras áreas mais que atuam como professor o que agrava muito toda essa situação.
Naquela época poucos alunos concluíam o ensino médio, e a faculdade era somente para os privilegiados. Atualmente vê-se um número maior de alunos a conseguirem ingressar na faculdade, mas o ato de ingressar não garante a permanência e muito menos a conclusão do curso. As universidades enfrentam um grande problema em relação a evasão de aluno, muitos entram mais poucos concluem.
A realidade demonstrada pelo filme não encontra muito diferente dos dias atuais, alguns dos problemas mudaram ou se camuflaram, mas ainda existem. Enquanto não houver o comprometimento por parte do governo, alunos, professores e da sociedade brasileira como um todo, essa triste realidade se perpetuará e o Brasil continuará ofertando uma educação inapropriada e negligenciada aos jovens.
...