Reciclagem de Paletes para móveis
Por: Ilibio • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 824 Palavras (4 Páginas) • 1.215 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul
Engenharia de Controle e Automação
Antonio Edson da Rocha
Redução de Resíduos
Jaraguá do Sul
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 2
- DESENVOLVIMENTO 3
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
Este projeto envolve o Polo Industrial de Corupá onde temos as empresas Floriane Equipamentos, Eletropol, Fundifer, e a empresa TGM, onde fui funcionário por muitos anos, entre outras, todas estas empresas são fabricante de máquinas.
Os paletes, que as empresas empregam para abastecer as linhas de montagem e para armazenar maquinas pronta, que antes da expedição, era descartado após o uso, seu destino era queima em forno industrial para aquecer as caldeiras, e suas cinzas eram usadas na produção de material de construção.
Uma mudança foi proposta no processo de utilização dos paletes, após o uso, os paletes passaram a ser inspecionados e classificados segundo duas possibilidades: apto para reutilização e, inapto para reutilização sendo o resíduo destinado para a indústria moveleira.
Assim sendo eu apresentei o meu projeto de reutilização de paletes na construção de móveis rústicos para uso doméstico, a maioria das empresas concordou em doar os resíduos de paletes para iniciar a minha micro empresa.
.
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa TGM com o projeto Redução de Resíduos, que descartava diariamente uma elevada quantidade de resíduos de madeira que poderia ser reduzida ou até mesmo eliminadas a redução poderia vir principalmente se, ao invés de queimar os resíduos de paletes, esses fossem recondicionados para as empresas moveleiras, visando melhorias, trazendo redução de custos e consequentemente também contribuindo para a redução dos problemas ambientais, fator de extrema importância para um crescimento sustentável.
Apresentei meu projeto às empresas que se interessaram de imediato, sendo assim comecei a planejar tudo, conversei com os meus familiares que já estavam cientes do projeto, e que agora ele seria colocado em prática.Fizemos um pequeno investimento e com a compra de serra maquita, e disco serra de bamcada, mais dua s bancadas grandes para possível reforma dos mesmos e aluguel de um caminhão para frete duas vezes na semana, alugamos um pequeno galpão.
Com esta pequena empresas de móveis têm a certeza de que estou fazendo um pouco pelo meio ambiente, transformando estes paletes em belos móveis, recolocando os paletes no mercado novamente mais de uma maneira diferente.
O comércio de paletes reformados vem aumentando cada dia mais, paletes tem muita resistência e durabilidade, geralmente é feito de madeira dura, de lei e tropical, como por exemplo, o cambara, peroba, jatobá, sucupira, Angelim, ipê, cedro, entre outras. Os pontos positivos de empregá-los nos móveis de casa é que a opção é extremamente resistente e na grande maioria das vezes é ecologicamente correta,
Para as empresas os ganhos ambientais foram à eliminação da fumaça preta causada pela combustão incompleta, redução no transporte e redução de cerca de 470 toneladas de madeira nova, que era comprada para fabricação dos paletes em um ano.
...