Regiao Metropolitana De Goiania
Monografias: Regiao Metropolitana De Goiania. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: johnnyitc • 12/5/2014 • 609 Palavras (3 Páginas) • 562 Visualizações
Região Metropolitana de Goiânia
A Região Metropolitana de Goiânia, conhecida popularmente como Grande Goiânia, é uma conurbação de cidades ao redor deGoiânia, capital do estado brasileiro de Goiás.
Características
Criada em 30 de dezembro de 1999 pela Lei Complementar Estadual de número 27, a Região Metropolitana de Goiânia é a primeira doCentro-Oeste do Brasil.
Englobando vinte municípios, a Região Metropolitana de Goiânia ocupa uma área de 7.397,203 km².5 É a região mais expressiva do estado de Goiás, contendo cerca de 35% de sua população total, um terço de seus eleitores, cerca de 80% de seus estudantes universitários e aproximadamente 36,5% de seu Produto Interno Bruto.4
A Lei Complementar Estadual de número 78, aprovada em 25 de março de 2010, incluiu na Região Metropolitana de Goiânia os municípios de Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Inhumas, Nova Veneza e Teresópolis de Goiás.
Demografia
De acordo com o IBGE, um pouco mais de dois milhões de pessoas vivem nessa região metropolitana, o que faz dela a décima primeira mais populosa do país e a 210ª do mundo.
Concentração de renda
De acordo com o relatório Estado Mundial das Cidades 2008/2009 doPrograma das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), a Região Metropolitana de Goiânia possui a maior concentração de renda dentre as 19 áreas analisadas da América Latina.8 De acordo com o relatório, a região da Grande Goiânia apresenta índice Gini de 0,65, enquanto que o ideal é cerca de 0,4.8 Se Goiânia fosse um país, seria o segundo mais desigual do mundo, atrás apenas da Namíbia.
A Região Metropolitana de Goiânia segue uma tendência estadual, já que o estado de Goiás voltou a registrar altos índices de concentração de renda a partir de 2004, de acordo com o IBGE.8 Por outro lado, a cidade vai contra a tendência nacional, uma vez que a concentração de renda caiu nos últimos anos no Brasil,8 que possui índice Gini de 0,57. De acordo com Cecília Martinez, diretora do escritório regional para América Latina e Caribe da ONU-Habitat, isso ocorre por que os municípios são tratados pela administração pública como se estivessem "ilhados".8
No relatório da ONU-Habitat para o biênio 2010/2011, Goiânia foi novamente considerada a cidade mais desigual da América Latina, com índice Gini superior a 0,6. No ranking geral de todas as cidades analisadas no mundo, Goiânia perde apenas para as cidades sul-africanas de Buffalo City, Johannesburgo e Ekurhuleni.9 10 O estudo foi divulgado durante o 5º Forum Urbano Mundial da ONU, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
Qualidade de vida
Dados divulgados em 2000 pelo IBGE mostravam que a Região Metropolitana de Goiânia possuía um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,812, o que fazia dela a décima quarta região metropolitana do país em qualidade vida. Com a dissolução de seis regiões metropolitanas brasileiras em 2007, entretanto, a Região Metropolitana de Goiânia ascendeu para a nona posição na lista. O IDH da região é um pouco mais elevado do que a média nacional (0,800).
Religião
A Região Metropolitana de Goiânia tem uma grande
...