Regiao Metropolitana Vale Do Paraiba
Exames: Regiao Metropolitana Vale Do Paraiba. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carolinagodo • 12/5/2014 • 772 Palavras (4 Páginas) • 883 Visualizações
A REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA
O que é Região Metropolitana?
Uma região metropolitana é formada por um conjunto de municípios próximos entre si. Eles são integrados socioeconomicamente a uma cidade central, chamada metrópole. Por estarem tão próximos e interligados, os serviços públicos e de infraestrutura desses municípios devem ser planejados regionalmente. Dessa forma, as necessidades da população podem ser mais bem atendidas.
As regiões metropolitanas brasileiras são estabelecidas por legislação estadual, ou seja, cabe a cada estado instituí-las e legalizá-las. Para se criar uma região metropolitana, no entanto, é preciso observar o tamanho da população e as características econômicas da metrópole. Por isso, o número de habitantes da cidade central de uma região metropolitana deve ser superior a 800 mil habitantes. Esse patamar mínimo de população indica que as funções urbanas são diversificadas e especializadas, características típicas de uma metrópole. Em alguns casos, mesmo quando a população da cidade central é inferior a 800 mil habitantes, é possível estabelecer uma região metropolitana no Brasil. São as chamadas regiões metropolitanas emergentes. Para se instituir uma região metropolitana emergente é necessário que: a população dos municípios do entorno da cidade central seja grande o suficiente para formar uma aglomeração urbana; a densidade demográfica, o número de habitantes por quilômetro quadrado, seja igual ou superior a 60; mais de 65 por cento da população economicamente ativa, aquela apta a trabalhar, exerça atividades urbanas.
Em 2010 já eram 35 as regiões metropolitanas no Brasil, incluindo as metropolitanas emergentes. A população indicada em cada região foi calculada pelos dados do censo de 2010.
Formação e composição da Região Metropolitana do Vale do Paraíba:
A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte foi criada pela lei complementar estadual 1166, de 9 de janeiro de 2012. É uma das quatro regiões metropolitanas do estado de São Paulo. É formada pela união de 39 municípios agrupados em cinco sub-regiões. Compreende os mesmos municípios da Mesorregião do Vale do Paraíba.
A região metropolitana do Vale do Paraíba é composta por 39 municípios. As cinco subregiões são divididas da seguinte forma:
Sub-região 1 – São José dos Campos: São José dos Campos, Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca.
Sub-região 2 – Taubaté: Taubaté, Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Tremembé e Redenção da Serra.
Sub-região 3 – Guaratinguetá: Guaratinguetá, Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Lorena, Piquete, Potim e Roseira.
Sub-região 4 – Cruzeiro: Cruzeiro, Arapeí, Areias, Bananal, Queluz, Lavrinhas, São José do Barreiro e Silveiras.
Sub-região 5 – Litoral Norte: Caraguatatuba, Ubatuba, Ilha Bela e São Sebastião.
Quadro Socieconômico e Atrativos Econômicos:
Grande centro urbano estadual, dispõe de um amplo polo industrial, automobilístico e mecânico. Entre as principais instituições e empresas ali sediadas, destacam-se o DCTA, Inpe, Embraer, Ambev, General Motors, Ford, Yakult, Petrobras, Volkswagen, Panasonic, LG, Johnson &
...