Relatório sobre a dimensão pratica do curso
Por: FranMagalhaes • 10/11/2019 • Trabalho acadêmico • 314 Palavras (2 Páginas) • 561 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE: Refl)
ATIVIDADE 2: POSTAGEM 2
RELATÓRIO SOBRE A DIMENSÃO PRÁTICA DO CURSO
Marlon Stábile Romanato, RA 1645277
São Joaquim da Barra
2019
RELATÓRIO SOBRE A DIMENSÃO PRÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
As disciplinas de Prática de Ensino tiveram como objetivo colocar o aluno em contato com textos e reflexões, possibilitando a compreensão sobre “educação” de forma ampla, na sua dimensão teórica e prática. A formação prática do curso de licenciatura em Geografia oportunizou a efetivação do conhecimento e dos saberes necessários à docência, à problematização da prática pedagógica e elaboração de recursos didáticos e instrumentos de ensino.
Através da breve experiência em uma escola de Educação Básica, por meio da observação foi possível perceber a importância da formação de docentes atualizados e capacitados as necessidades da comunidade escolar.
A observação do ambiente que futuramente nos acolherá como profissionais, possibilita a criação de um relacionamento com a comunidade escolar e a reflexão dos conceitos e da realidade prática.
Entre as disciplinas de dimensão prática, o Estágio Supervisionado é de grande valia na formação do professor, pois cria a oportunidade de aplicação de um projeto na escola antes mesmo do término da graduação e promove a troca e aquisição de experiências com profissionais da área, tornando o estagiário capaz de lidar com as futuras adversidades durante sua vida profissional.
Podemos afirmar que, as principais dificuldades encontradas na carreira do professor vale destacar a falta de reconhecimento e valorização do profissional da educação pela sociedade e pelo Poder Público. Em muitas regiões, os docentes não encontram ao menos condições adequadas de trabalho, seja em estrutura física, remuneração, ou plano de apoio à formação continuada.
A ausência do plano de carreira, realidade de muitos municípios brasileiros, desestrutura o professor e dificulta que ele tenha tempo e condições para a formação continuada, fazendo-se ainda necessário que se lecione em duas ou até mais escolas a fim de obter um salário digno.
...