Resenha do livro História do Pensamento Econômico: Uma perspectiva crítica
Por: Layneo • 19/6/2018 • Resenha • 352 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
Resenha do livro História do Pensamento Econômico: Uma perspectiva crítica, E. K. Hunt, 1977. Elsevier Editora, 19, ed 5.
Layne Duarte Oliveira
OS FISIOCRATAS
Influenciada pelo iluminismo e influenciadora de futuras teorias econômicas, surge a primeira escola da economia científica. A fisiocracia nasce na França e tinha como teoria a ordem natural para a sociedade introduzida na economia. Com uma grande crítica ao mercantilismo, a fisiocracia não trazia em seus ideais uma economia influenciada pelo governo, ao contrário do mercantilismo, tudo deveria seguir sua ordem natural. O motivo, ou um dos motivos pelo qual a economia deveria funcionar de acordo com as leis naturais, é porque acreditavam que eram essas leis que regiam todas as atividades humanas. E não negando o capitalismo, mas também não deixando de seguir a ordem natural, tinham a terra como única produtora de excedentes. Sendo assim, apenas as produções agrícolas eram de fato consideradas produções.
Sobre as manufaturas, acreditavam que os excedentes já estavam dentro das condições de produção e fabricação, não eram vistos como excedentes e consequentemente não se via força ali para a perpetuação do capitalismo.
Dentro do seus escritos existiu ideias de como deveria ser a relação dos preços com a produção e as relações entre as classes, já escrito pelo François Quesnay o denominado Tableau Économique, mesmo na ausência de uma teoria de valores (o que foi uma das críticas aos fisiocratas). Para eles as classes se dividem entre três: a classe dos produtores (assalariados ou arrendatários), classe estéril (os que não exerciam atividades agrícolas) e a classe dos proprietários (os que não desenvolviam atividades econômicas e possuía direito ao excedente).
Uma teoria econômica com curta duração, mas que influenciou pensadores que estão presentes na nossa realidade até hoje, assim com o modo de produção capitalista. Num contexto histórico também de muitas mudanças, teve um papel importante ao querer fazer uma reforma tributária no que diz respeito a defesa do comércio livre e a crítica, já mencionada anteriormente, ao mercantilismo.
...