Resumo Bibliografico
Por: Karen Pitanga • 25/11/2019 • Relatório de pesquisa • 391 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
UFAL-IGDEMA-CURSO DE GEOGRAFIA
Projeto Integradores 2
Profº. Marta
Turma: A – Tarde
Alunos: Dayse Milena
Felipe Lima
Karen Pitanga.
Tema: Patrimônio Histórico do Centro Antigo de Maceió.
RESUMO
RAMOS, Benedito. A construção do palácio do comércio: uma história de bastidores entre 1919 e 1928. Maceió: EDUFAL, 2003.
- O livro fala sobre a construção do Palácio do Comércio (Associação Comercial de Maceió), o qual faz parte do palco histórico e patrimonial do Bairro de Jaraguá, bem como possui uma ligação direta com economia gerada pelo Porto de Jaraguá.
Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Bibliografia Analítica da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas: 1872-2009. 2ª ed. Maceió: Imprensa Oficial, 2010.
- Nesta obra encontram-se alguns discursos e palestras proferidas no IHGAL nos idos de 1872-2009, sobre a criação do IHGAL, do Porto de Maceió e de Maceió antigo.
PIMENTEL, Jair Barbosa. Aqui Maceió começou a ser capital. . Acessado em: 14/08/2011.
- Neste texto o repórter Jair Barbosa Pimentel, discorre sobre a importância do antigo Bairro de Jaraguá e seu comércio. Relata também sobre o descaso vivido pelo bairro por parte da elite política da capital alagoana.
ALTAVILA, Jayme L.; MELO, Aloísio C.; SILVA, Fabiana. Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas: dados históricos. Maceió: Imprensa Oficial, 2008.
- Instituto Histórico Geográfico de Alagoas, fundado em 02 de dezembro de 1869, hoje localizado na atual rua do Sol, n. 382 no Centro de Maceió, foi tomado pelo Estado de Alagoas passando a integrar o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Alagoas. O instituto reúne documentos, livros, manuscritos, jornais antigos e atuais, mapas, telas raras de pintores importantes, entre outras inúmeras coleções em seus acervos. O IGHAL foi a primeira Instituição a criar e conservar as obras do passado sem que isso impeça de apreciá-las.
Prédios e Monumentos Históricos de Maceió. In: WANDERLEY, Olavo Augusto Cavalcante. Maceió 180 anos de História. Maceió: ? .
- O livro trás as informações dos seguintes prédios e monumentos históricos de Maceió: Palacete do Barão de Jaraguá, Edifício do Tesouro, Palácio do Governo, Igreja Nossa Senhora do Ó, Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, Igreja do Senhor Bom Jesus dos Martírios, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Santo Antônio, Prédio da Academia Alagoana de Letras, Casa de Saúde e Clinica de Repouso Ulisses Pernambucano, Museu Théo Brandão e o Teatro Deodoro.
...