Resumo Continente Asiático
Dissertações: Resumo Continente Asiático. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lauraport_ • 25/3/2015 • 307 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
A Ásia está localizada a leste do meridiano de Greenwich, ou seja, no Hemisfério Oriental. De todos os continentes existentes, a Ásia é o maior, sua área é de 44 milhões de quilômetros quadrados.
Os limites de fronteira que existem no continente asiático são: ao norte, Oceano Glacial Ártico; ao sul, Oceano Índico; a leste, Oceano Pacífico; a oeste, Mar Vermelho, que o separa do continente africano, o Mar Mediterrâneo e os Montes Urais que o separa da Europa.
Para facilitar as análises de todos os temas foi feita a regionalização do continente, a partir desse processo o continente asiático ficou dividido em Ásia boreal, Ásia Central, Oriente Médio, Ásia austral e Extremo Oriente.
Curiosidades
• A Ásia possui os aeroportos mais modernos do mundo, sempre disputando com o Oriente Médio. Há uma certa competição entre os dois em tudo: O melhor e maior aeroporto, a maior roda gigante (atualmente a de Singapura), o prédio mais alto do mundo (atualmente o de Dubai), etc…
• A comida Halal é a preparada nos padrões muçulmanos. Por exemplo, o animal precisa ser abatido voltado para Mecca, depois de uma oração ao alcorão.
• A rede Sadia precisou se adaptar ao padrão Halal para poder exportar seus alimentos para a Ásia e Oriente Médio.
Culinária
O arroz ocupa um lugar central nos hábitos gastronômicos, especialmente na China e nos países que a circundam.
Na cozinha japonesa impera o peixe, os pratos mais conhecidos são o sushi e o sashimi, à base de peixe cru.
Índia: dificilmente se encontra carne, especialmente a de vaca. A grande variedade de pratos é vegetariano, temperados com especiarias.
Países árabes: existem proibições alimentares.
Religião
22% dos asiáticos professam o hinduísmo, 9,1% o budismo. O Cristianismo Católico e Ortodoxo com 135 000 000 e os protestantes com aproximadamente de 50 000 000 de seguidores e o islamismo com cerca de 807 034 000. Merece destaque ainda o judaísmo, centralizado em Israel.
...