Resumo do livro Geografia Cultural, cap. 1
Por: Neuliane • 18/4/2016 • Trabalho acadêmico • 661 Palavras (3 Páginas) • 2.089 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES – JANI VANINI
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - LICENCIATURA
RESUMO/SÍNTESE DO LIVRO: A GEOGRAFIA CULTURAL
PAUL CLAVAL
NEULIANE SENES BORGES
CÁCERES-MT
2016
[pic 5][pic 6]
NEULIANE SENES BORGES[pic 7]
RESUMO/SÍNTESE DO LIVRO: A GEOGRAFIA CULTURAL
PAUL CLAVAL
Síntese/Resumo desenvolvido na disciplina de Geografia Cultural, sob orientação do Professor Alexandre Régio da Silva, como requisito avaliativo e contribuição para à analise da cultural do ponto de vista geográfico.
CÁCERES-MT
2016
CAPÍTULO 1
NASCIMENTO E PRIMEIROS DESENVOLVIMENTOS
Com o nascimento da Geografia, deu se a relação entre os povos e instalação do natural e o social, sobre a revolução darwiniana. Dando uma atenção particular aos grupos humanos e o meio, sobre que perspectivas eles se interagiam.
Os primórdios da geografia cultural
Ocorreram sucessivamente na Alemanha, nos Estados Unidos e na França.
Na Alemanha a introdução aos estudos da cultural iniciou se com Friedrich Ratzel pensou e iniciou sua investigação, entendeu criando um termo designando o por antropogeografia e para entender três princípios importantes guiam a esse contexto, que são: 1) A antropogeografia descreve as áreas onde vivem os homens e os mapeia. 2) Procura estabelecer as causas geográficas da repartição dos homens na superfície da terra. 3) Propõe se a definir a influencia da natureza sobre os corpos e os espíritos dos homens. Paul Claval cita um estudo realizado por Ratzel sobre os povos Naturvölker, das diferenças entre os povos primitivos e os civilizados, fala sobre remodelagem que acontece com o mesmo povo após determinada evolução. E o mais intrigante é como ele traz a questão da essência e espíritos dos homens, sobre uma diferenciação de regionalização da terra, mais que sobre tudo nos usos materiais, com o conjunto de artefatos e técnicas utilizadas pelos homens sobre os espaço. Claval cita também Otto schlüter sobre a sua perspectiva que se especializou no estudo dos estabelecimentos humanos e também August Meitzen o seu objetivo era compreender o fatos étnicos. E foi assim que o geógrafos alemãs definiram a geografia cultural, com os utensílios e as técnicas usadas para dominar o meio, mas com papel maior dominado pela paisagem.
...