SISTEMA DE PROJEÇÕES E COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Por: Pedro Colavin • 13/8/2020 • Trabalho acadêmico • 1.058 Palavras (5 Páginas) • 360 Visualizações
Uel 2019
Trabalho de Cartografia
Coordenadas UTM
INTRODUÇÃO
Perante a necessidade constante de deslocamento humano em busca de novos locais, seja por meio das grandes navegações ou por outros meios, surge a necessidade de se localizar no espaço (superfície terrestre). Desde então , técnicas e formas de representação da superfície terrestre vem sendo elaborados de acordo com cada demanda. Mercator com sua projeção transversa cilíndrica revolucionou a cartografia, ao mesmo tempo em que propiciou condições para que áreas do globo até então de difícil acesso pelos europeus, fossem mais facilmente alcançadas e rotas menos extensivas fossem elaboradas. O sistema Universal Transverso de Mercator vem sido usado e aperfeiçoado até os dias de hoje,.
Sistema de Projeções e coordenadas geográficas
Os meios por qual representamos a superfície terrestre numa superfície plana pode ser denominado Sistema de Projeções. Esses sistemas de projeções cartográficos trazem em comum um problema básico: A representação de uma esfera em uma superfície plana, ou seja para que se possa atingir certo grau de contato contínuo entre as superfícies esférica com uma plana, essa superficie esférica tem que ser deformar e se distorcer sendo inviável uma perfeita elucidação , ou seja é praticamente impossivel projetar a superficie terrestre e manter perfeitamente os ângulos e distâncias e suas relações (Zanetti , 2017). Essas deformidades tendem a variar dependendo de sua escala de representação, tamanho da área e sistema de projeção que a representa. Ainda sobre projeção OLIVEIRA (1998) define como um traçado sistemático de linhas numa superfície, denominado grade, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra. Dentre os tipos de representações podemos escolher entre os sistemas que conservam melhor as características e propriedades de maneira que seja satisfatória para sua finalidade. (Zanetti, 2017).
Para facilitar a localização dos pontos da superficie terrestre foi criado o Sistema de Coordenadas geográfica que consiste na seguinte lógica: cada ponto no mapa tem sua coordenada específica, que pode ser determinada pela interseção de um meridiano (linhas imaginárias que atravessam a terra no sentido norte-sul) e de um parelelo (linhas imaginárias que atravessam a terra no sentido leste-oeste (IBGE). Essas linhas imaginárias podem ser definidas por suas proporções latitudinais e longitudinais, onde latitude seria formado pelo ângulo vertical do lugar com relação ao equador variando de 0 a 90º, sendo positiva no hemisfério norte e negativa no hemisfério sul. Já a longitude seria formado pelo ângulo diedro contido entre o meridiano de origem (Greenwich) e o meridiano do local, variando de 0 a 180º para leste e para oeste ( Cerqueira, 1991).
Mercator
Gerhard Kremer ou Gerardus Mercator (1512-1594) foi o matemático e cartógrafo Belga, autor da projeção UTM. Sua projeção publicada em 1569 proporcionou segundo FITZ (2008) um grande progresso para a cartografia da época já que conseguia trabalhar com paralelos e meridianos retos e equidistantes.
De acordo com STEGEN (2019), a principal profissão de Mercator (1521-1594) era a cartografia, onde por mais de 4 décadas elaborou mapas que o tornaram conhecido e requisitado por diversas figuras internacionais.
Em 1569 Mercator desenvolveu um mapa- mundi de projeção cilíndrica isógena e fez uma acurada descrição sobre seus conceitos e propriedades, transformando esse tipo de projeção popular, devido a sua utilização para a navegação.
Mercator almejava descrever de forma extensiva a terra e o céu fundamentado pela teologia e história, de onde surgiria a denominação Atlas.Ele terminará sua principal obra(Atlas, sive Cosmographicae Meditationes de Fabrica Mundi et fabricati figura) antes de sua morte, porém ela seria publicada um anos após sua morte, por seu filho.
Figura 1
[pic 1]
( Fonte: IBGE - Introdução a cartografia)
Sistema Universal Transverso de Mercator -UTM
O Sistema Universal Transverso de Mercator
Segundo Zanetti (2017), o sistema UTM é uma projeção cilíndrica transversa, com cilindro secante ao elipsóide de revolução, sendo formado por 60 cilindros transversos e secantes ao elipsóide de revolução, sendo um sistema de coordenadas planas e retangulares onde o eixo do elipsóide de revolução se encontra perpendicular ao eixo do cilindro como demonstrado na figura 2.O sistema formado por 60 cilindros abrange fusos de 6º de amplitude em longitude, sendo compreendida as longitudes múltiplas de 6º. Segundo CERQUEIRA (1991) as numerações do fuso são assimilados da seguinte maneira: a partir do antimeridiano de greenwich no sentido Oeste - Leste, logo o 1 fuso é compreendido pelos meridianos de 180º W e174º W
...