SOLO VALORIZADO ATRAVÉS DE PRATICAS CORRETAS
Monografias: SOLO VALORIZADO ATRAVÉS DE PRATICAS CORRETAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacielly • 11/11/2013 • 1.324 Palavras (6 Páginas) • 365 Visualizações
INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAU – IVA
CURSO: EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL
ORIENTADOR: NICOLAIVLADEMIR
PROJETO DE PESQUISA
SOLO VALORIZADO ATRAVÉS DE PRATICAS CORRETAS
ALUNO: JACIELLY VIVIANE
AMONTADA – CE
2013
SUMARIO
1. Resumo
2. Justificativa
3. Objetivo geral
4. Objetivos específicos
5. Revisão da literatura
6. Problemática
7. Hipótese
8. Metodologia
9. Cronograma
10. Bibliografia
1.Resumo:
O Projeto se realizará na associação comunitária dos moradores do distrito de santa fé situada no município de Acaraú. O mesmo está voltado principalmente para a conscientização dos trabalhadores rurais para a valorização do solo. Esse trabalho buscará mostrar para os moradores sobre os prejuízos causados pela as queimadas, demonstrando-lhes alternativas capazes de substituir essa prática desfavorável.
2. Justificativa:
Na comunidade de santa fé esta acontecendo um grande descaso com solo existente, isso pode ser observado através das praticas inadequadas como queimadas, desmatamentos entres outros problemas, isso acaba afetando diretamente a agricultura familiar, pois estão queimando a camada de proteção do solo, inconscientemente diminuindo as áreas produtivas.Sendo a agricultura familiar um dos principais meios de renda, sentiu-se a necessidade da elaboração de um projeto voltado para a valorização do solo por parte dos agricultores da comunidade de santa fé.
3. Objetivo geral:
Conscientizar os agricultores da comunidade de Santa Fé para Valorização do solo, dando-lhe um destino lucrativo e sem que afete diretamente meio natural:
4. Objetivos específicos:
• Organizar palestras com agrônomo e gestores ambientais;
• Visitar locais já afetados com as queimadas e desmatamento;
• Realizar demonstrações e praticas menos agressivas ao meio ambiente;
• Montar uma equipe de apoio e de divulgação das praticas do projeto;
• Organizar oficinas sobreque foi visto até então na teoria;
5. Revisão da literatura:
AsQueimadas são um dos problemas ainda presentes na agricultura brasileira.Ao contrário do que preconizam os estudiosos e pessoas que, como Monteiro Lobato, abordaram a prática como um legado nocivo dos índios, as queimadas que estes realizaram ao longo de cerca de doze mil anos de sua presença nas atuais terras do Brasil mantiveram a natureza em equilíbrio - o que deixou de ocorrer, entretanto, com a incorporação da limpeza do terreno pelo fogo à cultura europeia introduzida a partir de 1500: a divisão da terra em propriedades, o cultivo monocultor etc., que dizimaram a flora nativa. As queimadas atingem diretamente os animais e microrganismo.
O manejo dos índios não era baseado apenas no fogo: a formação das roças em locais escolhidos permitia a interação com a natureza circundante, sua preservação, obtendo em troca a caça e a proteção contra pragas. Algo que foi perdido, como constatou Darcy Ribeiro, ao afirmar: "Assim passaram milênios até que surgiram os agentes de nossa civilização munidos, também ali, da capacidade de agredir e ferir mortalmente o equilíbrio milagrosamente logrado por aquelas formas complexas de vida."
Opesquisador José Cândido de Melo Carvalhoinformou que "além de diminuir os processos de oxidação e transformação dos nutrientes normais, pela diminuição da vida microbiana, o fogo destrói também sementes, plantas jovens, raízes, eliminando vegetais que comumente não terão possibilidade de sobrevivência na área, a não ser por reintrodução posterior, através do homem, animais ou agentes físicos."
Ao realizar a queimada ocorre a degradação do solo, alterando características físicas, químicas e biológicas de todo o ecossistema.
O empobrecimento do solo causado pela eliminação dos microrganismos essenciais para a fertilização através da queimada altera os nutrientes, como o cálcio, enxofre e potássio. Esta também deixa o solo desprotegido uma vez que árvores, arbustos e outros tipos de vegetação foram destruídos.
Outros pontos que sofrem muito em consequência da queimada são o ciclo do carbono e o ciclo hidrológico.
No ciclo hidrológico ocorre a precipitação (chuva) como consequência da evaporação das águas dos oceanos. Parte dessa água é captada pela vegetação e a outra é absorvida pelo solo, onde tem destino ao lençol freático, mas a queimada deixa o solo ressecado impedindo este processo de infiltração.
Quanto ao ciclo do carbono, a queimada libera gases contendo o elemento carbono, em especial CO2 (gás carbônico) e CH4 (metano). Tais gases são bloqueadores de calor e seu acúmulo na atmosfera pode alterar o balanço de energia do planeta e aumentou a
...