Texto exposetivo explicativo análise
Por: Samuel Zefanias • 13/10/2021 • Trabalho acadêmico • 2.035 Palavras (9 Páginas) • 1.956 Visualizações
[pic 1] Instituto Superior Mutassa Cento de Formação a Distancia Delegação de Chimoio Curso de licenciatura de ensino de Geografia Técnica de Expressão As características linguísticas do Texto expositivo explicativo Estudante: Ana Antônio Jambaia Docente: dr.
Chimoio, Setembro de 2021 |
Índice
Introdução 1
Objectivos 2
Metodologia de trabalho 2
Diferença entre acta e o relatório 2
Texto expositivo explicativo 3
Meio ambiente 3
Características linguísticas do Texto expositivo explicativo 4
a) O emprego da passiva apassivante. 4
b) Uma nominalização. 4
c) Oração subordinada integrante. 4
d) Oração subordinada relativa. 4
e) Expressão explicativa. 4
f) Função da linguagem. 5
g) Nível da linguagem. 5
h) Tipo de linguagem. 5
Conclusão 7
Referências bibliográficas 8
Introdução
O presente trabalho trata sobre a diferença da acta e relatório, características linguísticas do Texto expositivo explicativo. Durante o desenvolvimento do trabalho apresentaremos detalhadamente o texto expositivo explicativo, no concernente à características estruturais e discursivas; bem como aos princípios que regulam a construção do referido texto. Uma das características do texto expositivo/explicativo consiste na abstracção do sujeito entanto que membro duma sociedade determinada; deve neutralizar tudo o que se possa resultar de uma apreciação pessoal, subjectiva. A forma passiva é um mecanismo para tornar impessoal o discurso científico; ela é usada como uma estratégia de objectividade, de afastamento do sujeito enunciador do seu discurso. Em suma, usam-se procedimentos de invisibilidade, mesmo que em alguns textos apareça um nós, eu, estarão desprovidos do valor individualizante. Por se tratar de um discurso monológico, observa-se a ausência de tu.
Objectivos
Objectivo Geral
- Conhecer as características linguísticas do Texto expositivo explicativo.
Objectivos específicos
- Diferenciar a acta e o relatório;
- Escolher de forma aleatório um texto expositivo explicativo;
- Explicar as características linguísticas do Texto expositivo explicativo.
Metodologia de trabalho
A metodologia usada neste trabalho, foi o método de revisão de literatura, consulta de livros, a internet, onde baixou-se artigos relevantes ao tema, em seguida o uso do computador para a sua execução.
Diferença entre acta e o relatório
Acta é a reprodução de factos, decisões e opiniões reportados a assembleias, reuniões ou conselhos...é o relato oficial de tudo o que se passou durante a reunião de uma instituição, departamento, secção, conselho ou grupo de trabalho. Costuma fazer-se a distinção entre projecto de acta e a acta propriamente dita, coincidindo a passagem do primeiro à segunda com o momento da sua aprovação enquanto um relatório é uma exposição escrita de um determinado trabalho ou experiência laboratorial. Não é apenas uma descrição do modo de proceder (técnicas, reagentes, material, etc.),
Segundo Rei (1990: 183)
O relatório trata-se de uma declaração formal dos resultados de uma investigação feita por alguém, que em relação a ela recebeu instruções de um outro, sob forma de pedido ou ordem. Exige estudo prévio, e aprofundado, elevado grau de elaboração, e matéria para apreciação e decisões posteriores.
Texto expositivo explicativo
Meio ambiente
Meio ambiente é tudo o que está a nossa volta. Inclui os seres vivos, seres não vivos e as forças naturais. O ambiente proporciona condições para o desenvolvimento e crescimento dos seres vivos, pois eles simplesmente não existem em seu ambiente. Estudos feitos sobre o meio ambiente revelam que se não mudarmos de atitude, perderemos as condições de sobrevivência. Isto porque a nossa vida depende da água potável, do ar puro, do solo fértil, etc. que vão desaparecendo pela acção criminosa de quem vive o presente, sem pensar na sustentabilidade do Planeta. É comum algumas pessoas culparem as autoridades de não zelarem pelo cumprimento das leis ambientais, o que facilita a acção dos exploradores das nossas riquezas minerais, vegetais e hídricas. Mas ficar só reclamando e transferindo responsabilidade ou procurando culpado não vai contribuir para a preservação do meio ambiente. Além disso, é necessário que cada um faça a sua parte, demonstrando, com exemplos e empenho, que realiza alguma coisa em busca de uma melhor qualidade de vida. No processo de preservação ambiental, cada ser humano pode contribuir, cuidando para não degradar a terra. Às vezes, um simples gesto faz uma grande diferença. Por exemplo, se cada um colocasse o lixo numa sacola, num plástico, num contentor para depois ser depositado em local apropriado, em vez de deitar o lixo no chão; se cada um não poluísse os rios; se não fizesse queimadas nem o corte descontrolado de árvores, em pouco tempo teríamos uma considerável melhoria na qualidade do meio ambiente. Portanto, é muito imperioso que cada indivíduo entenda que ambiente limpo é muito importante para a saúde de todos os seres humanos. Qualquer tipo de poluição causa danos ao meio, e isso é prejudicial para a humanidade inteira. Hoje vários tipos de problemas graves de saúde, como o câncer, estão aumentando rapidamente em todo o mundo e a principal razão por trás do aumento dessas doenças está na maior quantidade de poluição no meio ambiente.
...