Timor Leste
Exames: Timor Leste. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jesusmic • 5/6/2014 • 1.320 Palavras (6 Páginas) • 379 Visualizações
Geografia de Timor:
Timor Leste está situado no sudeste asiático, a noroeste da Austrália, na metade oriental da ilha de Timor.
Sua capital é Dili.
Sua bandeira é constituída por um retângulo amarelo que representa os traços do colonialismo na história de Timor, o triângulo preto representa o obscurantismo que precisa ser superado, a base vermelha a luta pela libertação nacional, enquanto a estrela “luz que guia” é branca para representar a paz.
O Hino nacional de Timor Leste é o Pátria, composto em Português em 1975, usado pela primeira vez quando Timor declara-se unilateralmente independente de Portugal.
Línguas oficiais: Português e Tetum.
Possui 13 distritos e 67 subdistritos.
Seu sistema de governo é parlamentarista.
É o único país independente da Ásia cuja a língua oficial é a Portuguesa.
Sua moeda oficial é o dólar americano.
A inflação do país gira em tono de 9% ao ano.
41% da população está abaixo da linha de pobreza.
Timor é um país predominantemente montanhoso, de clima tropical quente e úmido, ameno nas montanhas e extremamente chuvoso.
A vegetação caracteriza-se por árvores de Teca, Sândalos, Eucaliptos e Coqueiros.
Os principais recursos naturais são: petróleo, gás natural,manganésio, mármore e ouro.
As queimadas e agricultura intensiva tem levado a desflorestação e a erosão do solo.
Desastre naturais: Cheias, terremotos, maremotos,ciclones tropicais.
Breve história de Timor Leste:
De acordo com antropólogos, um pequeno grupo de caçadores e agricultores e agricultores já habitava a ilha por volta de 12000 antes de Cristo.
O primeiro contato Europeu com a ilha foi feito pelos portugueses quando chegaram em 1512, em busca do sândalo. Durante 4 séculos, os portugueses utilizaram o território timorense para fins comerciais explorando seus recursos naturais. Dili capital de Timor Leste só teve luz elétrica a partir de 1960, e só uma década depois água, esgoto,escolas e hospitais. Em 1975 da-se início uma guerra civil que em novembro daquele mesmo ano resulta na independência do país , não reconhecida por Portugal. Em Dezembro, a Indonésia invade o país com sua força militar causando um grande massacre do povo e destruição generalizada do país. Somente em Setembro de 1999, a organização das nações unidas entra nos país e encontra o país incendiado e devastado. Em 2001, o povo vai a urna para eleger o líder do país e em maio de 2002, ele toma posse tornando-se então Timor Leste finalmente Independente.
Cultura de Timor:
A cultura de Timor Leste reflete inumeras influencias incluindo Portugal e Malásia.
A musica e a dança são elementos importantes da expressão cultural. Como representação típica constam 4 gêneros bem definidos: Tebe, Tebedai, dansa e cansaun. Todos baseados na tradição oral e passados de geração a geração. O tebe é uma dança de roda ou meia lua composta por uma ou mais melodias. Tebedai é um gênero exclusivamente rítmico onde mulheres tocam o badok e os dadir com ou sem movimentos. No gênero dansa, é uma dança em que a coreografia não é realizada em roda ou meia lua. Cansaun é uma melodia com acompanhamento instrumental.
Na literatura destaca-se José Alexandre Gusmão, conhecido como Xanana Gusmão é também o maior nome da poesia do país. Entre 1977/1979 escreveu seu livro Partia e Revolução, cujo título se tornaria o lema da luta no país. Outros escritores importantes do Timor Leste são: Luís Cardoso, Fernando Sylvan, Jorge Lauten etc. Poemas, contos e crônicas desses escritores encontram-se no livro : Timor Leste Este pais quer ser livre.
Reflexos de Timor: Crisódio T. Araújo.
Reflexos da terra há muito deixada
Por tantos e tantos chorada...
Reflexos de um mar sedento de Paz
Corado do sangue de todo o que jaz...
Reflexos de um grito do Monte
Cansado de tanto sofrer...
Reflexos, Reflexos de Timor...
Reflexos de quem clama a Justiça
De um Mundo sem Lei nem Amor!
Reflexos de um Povo que grita
Liberdade, Liberdade, Viva Timor!
Educação em Timor Leste:
Timor leste tem cerca de 1 milhão de habitantes, mais da metade dessa população tem menos de 18 anos, devido a taxa de natalidade elevada. Dessa população 17% tem menos de 5anos de idade, isso quer dizer que por uma década ou mais ainda haverá pressão sobre o sistema educativo. 57% da população adulta tem pouca ou nenhuma escolaridade, 23% só possuem o ensino primário,18% o nível secundário e pouco mais de 1% educação superior.
Pré primário: Apenas 29% das crianças entre 4 e 6 anos se encontram matriculadas nas escolas. Dados apontam que 47% das crianças na tenra idade sofrem de deficiências nutricionais, apresentam crescimento deficiente.
A educação primária está estabilizada o numero de professores primários está acima de 5000, maior força de trabalho do governo, a proporção aluno/professor é de 47/1. As necessidades mais urgentes nessa área estão relacionadas ao acesso e a eficiência.
A distancia casa/escola pode chegar a duas horas em algumas regiões. Faltam professores qualificados e a qualidade do ensino é baixo.
A educação pós primária é divida em 3 anos de educação pré secundaria e três anos de educação secundária e técnico profissional. O projeto do governo é a mudança para educação básica de nove anos.
...