Trabalho de Geografia Anhanguera
Por: Ricardo Machado De Brito Nascimento • 16/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.716 Palavras (7 Páginas) • 428 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
RICARDO MACHADO DE BRITO NASCIMENTO – RA 3116364985
Disciplinas Norteadoras: Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Tecnologia Aplicadas à Educação.
DESAFIO PROFISSIONAL
UBATUBA / SP
2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
RICARDO MACHADO DE BRITO NASCIMENTO – RA 3116364985
COMPLEXIDADE DO ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO
Desafio Profissional das disciplinas de Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Tecnologias Aplicadas à Educação do Curso de Geografia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciatura do curso de Geografia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Maria Claudia Tiveron leme da Costa
UBATUBA / SP
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO | 04 |
DESENVOLVIMENTO | 05 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS | 09 |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | 10 |
INTRODUÇÃO
O contexto atual do Ensino Público brasileiro difere entre as regiões do país. Logo, analisando a carência de cada Estado, podemos avaliar a qualidade da infraestrutura apresentada nas Escolas Públicas. A diversidade cultural influencia, de modo geral, na maneira do manuseio da administração para com a educação de cada unidade da federação.
Na cidade de Ubatuba/SP existe a “Escola Técnica Presidente Tancredo de Almeida Neves”, cuja especificação se dá para cursos técnicos. Ela foi criada para disponibilizar esta escolarização. Muito embora, ao passar dos anos e a adequação da sociedade, a Escola Tancredo, ou simplesmente ETEC, aderiu ao ensino básico para atender toda a comunidade do bairro Silop e adjacências. Algumas escolas deixaram de atender o ciclo básico II, potencializando esse estabelecimento acalentar aos anseios da população das redondezas.
DESENVOLVIMENTO
Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo, está situada entre as cidades de Caraguatatuba/SP ao Sul, Paraty/RJ ao Norte, Cunha/SP, São Luiz do Paraitinga/SP e Natividade de Serra/SP a Oeste e ao Oceano Atlântico a Leste.
Nesta cidade encontra-se a Escola Técnica Presidente Tancredo de Almeida Neves (ETEC). A escola foi criada para oferecer cursos técnicos profissionalizantes, uma vez que a cidade não oferecia tal segmento educacional.
Entretanto, no início do século XXI, com a municipalização das escolas estaduais, houve necessidade de adequação da ETEC para atender os alunos do ciclo básico II, ou seja, alunos de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental.
Esta escola é encontrada no centro da cidade, mais precisamente ao lado do principal posto de saúde e em frente ao depósito dos Correios. Esta escola, por se tratar de uma unidade pública, abrange todo tipo de cliente: seja ele mais ou menos favorecido econômicamente. Quanto ao prédio escolar, encontramos uma quadra poliesportiva coberta e em bom estado de conserrvação, um prédio quadrangular, contendo a parte da secretaria, direção sala dos professores e coordenação, quinze salas de aula, laboratório de experiências, laboratório de informática, auditório, biblioteca e cozinha, todos em ótimo estado. A escola oferece material didático gratuitamente, de modo que atende todos os alunos. Atende, como dito anteriormente, nos períodos matutino e vespertino, alunos de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental. No período noturno é disponibilizado o Curso Técnico Profissionalizante, apresentando os cursos de Informática, Contabilidade, Administração e Turismo. É salutar salientar que a escola é pública e aberta diretamente à população, a qual faz o uso constante da unidade escolar.
Seu corpo docente é formado por mais de 40 professores efetivos, distribuídos pelo conjunto de classes da escola. A complementação das ausências que, por ventura, acontecem, são desempenhadas por professores eventuais, para que se mantenha a qualidade do ensino e se cumpra a carga horária regulamentar.
Como foi enfatizado no primeiro parágrafo, há diferentes classes sociais interagindo dentro da mesma unidade. Existem conflitos como em quaisquer outros lugares, porém, há atenção especial mediante a um Professor Orientador que, por sua vez, tem o trabalho de Mediação dos Conflitos apresentados no ambiente escolar.
A maior parte dos frequentadores da escola é menor de idade. Porém, alguns alunos que se utilizam do período noturno, possuem algum vínculo empregatício ou desenvolvem alguma atividade, lícita, remunerada.
A convivência em ambiente escolar acaba levando a constituirmos diversas questões para o melhor desenvolvimento do ensino.
Infelizmente, a maioria das escolas públicas aderem, ainda, ao pensamento da Escola Tradicional, onde o professor é o conhecedor e detentor de toda a informação e o aluno, por sua vez, o objeto a ser preenchido pela informação.
Conforme as aulas de Fundamentos Fisolóficos e Sociológicos da Educação, apresentadas de forma clara e de fácil entendimento pelo Professor Luiz Fernando Crespo, atentamos para o pensamento Escolanovista, ou seja, da Escola Nova, onde o aluno deixa de ser apenas um receptor de informação e, por sua vez, o professor deixa de ser o principal elemento da educação por assim dizer, transformando o aluno em indivíduo crítico, a educação passa a ser individualizada a cada ser e não mais como um todo, onde o conteúdo é o que passa a ser sempre o significado.
...