Transformação Da Superfície Terrestre
Artigos Científicos: Transformação Da Superfície Terrestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cassicavazzani • 15/5/2014 • 851 Palavras (4 Páginas) • 2.711 Visualizações
TRANSFORMAÇÃO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE
Fatores internos ou endógenos
Produzida pela energia interna do planeta provinda do núcleo que desencadeia uma série de fenômenos que resultam na movimentação das placas tectônicas, causando assim, modificações estruturais
Tectonismo age na formação e transformação do relevo através dos movimentos das placas tectônicas ou placas litosféricas que se chocam (movimento convergente) ou se afastam (movimento divergente) e com isso podem gerar diferentes relevos.
Vulcanismo age na formação e transformação do relevo devido à quantidade de energia existente no interior que é expelido para a superfície formando duas formas de relevo, as montanhas e os planaltos, além de ser responsável pelos abalos sísmicos ou terremotos.
As placas litosféricas se movimentam devido às correntes de convicção que podem ser convergentes e divergentes formando respectivamente as dobras ou dobramentos e as falhas ou falhamentos.
Fatores externos de formação e transformação do relevo
São produzidas por agentes externos à crosta do planeta desencadeados pela energia solar e pela ação dos seres vivos.
*Erosão/água/vento/gelo/homem
Ação das águas
Erosão pluvial: provocada pela águas da chuva.
Erosão fluvial: provocada pelas águas de rios, um exemplo conhecido é o rio Colorado que formou o Grand Canyon, nos Estados Unidos.
Erosão marinha: provocada pelas águas do mar, através da colisão das ondas com a costa essa tem seu relevo transformado.
Ação das geleiras
A erosão das geleiras, ou glacial, ocorre quando acontece uma avalanche deslocando juntamente com o gelo uma quantidade de rochas e solos, fato que transforma o relevo.
Ação dos ventos
Os ventos atuam, em especial, no litoral e no deserto, agindo constantemente na formação e transformação do relevo, essa é denominada de erosão eólica, um exemplo comum são as dunas.
Ação humana sobre o relevo
O homem ao longo da história vem modificando a natureza, então o relevo, que é parte integrante, sofre efeitos diretos da apropriação. O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades. É bom lembrar que existem os fatores naturais de transformação, mas o homem provoca de forma artificial tais mudanças.
PAÍSES DEVASTADOS POR TERREMOTO – MAREMOTO: Ex. Japão.
Já o Japão, coitado, está em cima da interseção de três placas, todas ativas, todas batendo-se umas nas outras. Não por acaso, 1 em cada 5 terremotos com escala Richter acima de 6 acontece por lá.
E são dos terremotos no mar que surge a maior parte dos tsunamis. Pra quem leu o post sobre a dinâmica deles, pôde ver que os tsunamis são a energia do terremoto no meio do mar trazida ao mar em forma de ondas. Sem terremoto, sem tsunami.
POR QUE NÃO ACONTECEM ESSES FENÔMENOS NO BRASIL?
A questão é a
...