Transporte Ferroviário
Resenha: Transporte Ferroviário. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Opsdinho • 12/11/2014 • Resenha • 676 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
Transporte Ferroviário
Historicamente, o Brasil até que começou bem inaugurando a primeira estrada de ferro em 1854, unindo a Baía de Guanabara ao sopé da Serra da Estrela, no caminho de Petrópolis, somente 15 anos depois do início da operação do primeiro trem de passageiros nos Estados Unidos. No entanto, a postura visionária de Dom Pedro II, autor da façanha no Brasil, não foi herdada pelos gestores públicos que o sucederam até hoje. Pelo contrário, durante o período da ditadura militar, quilômetros e quilômetros de trilhos foram, literalmente, arrancadas em uma ação completamente contrária aos países desenvolvidos, em que o transporte ferroviário, tanto de carga, quanto de passageiros é extremamente valorizado.
Não podemos mais conviver com este estado de coisas no Brasil. Investir em infra-estrutura é fundamental, é um ponto imprescindível quando se planeja o futuro buscando crescimento e real desenvolvimento. E o transporte ferroviário precisa fazer parte desse planejamento, especialmente porque somos um país com dimensões continentais.
TABELA COMPARATIVA
Tipo de
Transporte Vantagens Desvantagens
Ferroviário Econômico para o transporte de mercadorias a médias e longas distâncias.
Meio de transporte regular, confortável e seguro.
Menos poluente e consome menos recursos.
Reduzido impacto ambiental.
Pequeno consumo de energia, por cada unidade transportada.
Rápido, não tem congestionamentos.
Fraca sinistralidade.
Elevada capacidade de carga (mercadorias e passageiros).
Permite viagens rápidas (comboio de alta velocidade).
Econômico no transporte de mercadorias pesadas e volumosas a medias e longas distâncias (minerais, carvão, cereais, automóveis, etc.).
Tem um fraco consumo de energia;
Fraca flexibilidade, Limitações da rede, itinerários fixos, implicando o transbordo de passageiros e mercadorias.
Os elevados investimentos na construção e manutenção das linhas férreas. Este fato também explica que sejam os países desenvolvidos os que têm maior densidade de vias férreas.
Elevados investimentos na manutenção e construção dos equipamentos e de infra-estruturais.
Necessidade da conjugação com outros modais de transporte para alcançar o destino final da carga.
Custos e riscos de manuseio nos transbordos.
Grande risco de roubos e frutos.
Atualmente as ferrovias se encontram em todos os continentes, e a tecnologia moderna permite alta eficiência e velocidade a esse meio de transporte. Há hoje cerca de 1,3 milhão de quilômetros de ferrovias em todo o planeta, e o Brasil apresenta a décima maior extensão de trilhos. A extensão brasileira é pequena, se levarmos em conta
...