Transporte ferroviário
Seminário: Transporte ferroviário. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pmonjardim • 3/4/2014 • Seminário • 595 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
"As vias de comunicação representam a vida de uma nação, se elas são deficitárias, levarão consigo uma gama muito grande de problemas que acarretarão em prejuízo de toda ordem."
O transporte ferroviário está incluído no citado anteriormente e passa por um estágio tão decadente que se não tomarmos uma providência urgente, acabará por desaparecer.
Esse trabalho pretende, dar uma chamada de atenção ao tão renegado transporte ferroviário existente no país, em particular, o caso da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Com suas Superintendências de Produção, em especial Campo Grande.
Para isso fomos buscar, qual foi o real interesse na criação da mesma, a maneira que se essa ferrovia influenciou nos municípios ao longo de seus trilhos e o papel que esta ferrovia assume atualmente e se não fosse a participação desse, nem tão eficiente meio de transporte, esses povoamento estariam pouco mais do estágio em que foram encontrados, sem contar a formação de uma série de outros municípios, antes inexistentes. Para que algo desastroso não ocorra a este solidário companheiro, que ajudou um dia à conquistar nossas terras e que ainda hoje continua, com muita insistência, a transportar nossas riquezas, devemos procurar reintegra-lo a nossa Sociedade.
Na Inglaterra, em 1825, Stepherson, construiu a primeira ferrovia pública do mundo, ligando Stockton a Darlington, empregando tração à vapor. Um século depois, em 1921, haviam 123 ferrovias privadas, as quais se fundiram posteriormente em 4 grandes grupos que foram estatizados no final da II Guerra. Em 1955 implantou-se um plano de modernização e requerimento, visando atender a demanda de então e futura. Teve a ferrovia, na Inglaterra, papel principal no processo de industrialização.
Nos Estados Unidos, a primeira locomotiva a vapor surgiu em 1830. Em 1840, haviam, 4.500 km de linhas e em 1860 48000 ( o Brasil, em 1980 terá ao redor de 36.000 km...).
As primeiras ferrovias americanas eram de caráter puramente local e destinavam-se a promover o comércio regional. Mas em decorrência da expansão, muitas das pequenas ferrovias foram consolidadas, chegando a transformar-se em Transcontinentais, ligando os extremos do país.
Na França, a ferrovia surgiu em 1828, sendo completada em 1841 a primeira linha internacional, ligando Strasborg à (Suiça). Nesta época, contava a França com 563 km de linhas. Em 1902, a rede ferroviária francesa alcançava 45.000 km. Em 1938, o governo passa a deter 51% das ações das ferrovias existentes, formando a Société-Nationale de Chamins de Fer Français (SNCF). Com destruição sofrida durante a II Guerra Mundial, o país recompôs a estrutura ferroviária, usando em larga escala o diesel e a eletrificação.
A 1ª ferrovia japonesa foi inaugurada em 1872, sendo desenvolvida pela iniciativa privada até 1907. Em 1949 houve uma reorganização das ferrovias pública. Em 1960, a pequena ilha possui 20.000 km de linhas administradas pelo governo, e 7.000 km de linhas particulares.
Na Rússia, a entrada de ferro surge em 1837. Na época da revolução russa (1917) possuía 70.000 km de estrada de ferro, sendo 25 linhas estatais e 13 particulares.
A questão ferroviária no Brasil em princípio passa por um estágio letárgico, onde se
...