A ATUAL SOCIEDADE TECNOLÓGICA ANÁLISE DO CAPÍTULO DO LIVRO “ A REVOLUÇÃO DA ESPERANÇA”, DE ERIC FROMM
Por: lnickson • 17/4/2021 • Trabalho acadêmico • 277 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
A ATUAL SOCIEDADE TECNOLÓGICA: ANÁLISE DO CAPÍTULO DO LIVRO “ A REVOLUÇÃO DA ESPERANÇA”, DE ERIC FROMM
O filósofo Eric Fromm, no capítulo intitulado “A atual sociedade tecnológica”, contido no livro A Revolução da Esperança (1968), aponta uma série de reflexões sobre o desenvolvimento tecnológico no contexto da guerra fria.
Um dos aspectos levantados é o da desumanização em nome da eficiência. É bastante perceptível tal fato na sociedade atual, em países como Japão e Coreia do Sul, onde as demandas da competição no mercado internacional produziu uma sociedade extremamente competitiva, tendo como ponto negativo o alto índice de suicídio, inclusive entre jovens que não conseguem se adaptar a tamanha competição. O autor, já nos anos 60 apontava que este desenvolvimento causaria danos psicológicos e sociais por conta da pressão e stress.
As características da produção tecnológica se estendem para um estilo de vida consumista, com cita o autor e como pode ser percebido nos dias atuais. O consumismo também alimenta toda uma estrutura de investimento em publicidade e propaganda, fechando um ciclo de produção, propaganda e consumo.
Um aspecto importante destacado no texto é o conceito de que a razão é a mistura do pensamento racional com o sentimento. Como exemplo, podemos fazer um paralelo com este momento de pandemia, onde os governos devem tomar decisões sobre o quanto de mortes é aceitável para que os países não precisem parar suas economias para estancar o avanço do coronavírus. Este tipo de análise leva em conta as pessoas somente como números, desconsiderando impacto do sofrimento causando entre os parentes e amigos com a perda de entes queridos.
Aluno: Leonardo Nickson da Silva
...