A CULTURA HERÓICA E O CULTO BOLIVARIANO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS BIOGRAFIAS DE SALVADOR DE MADARIAGA E GEHARD MASUR
Por: mathiasantos • 6/4/2017 • Resenha • 284 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
Resumo: A CULTURA HERÓICA E O CULTO BOLIVARIANO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS BIOGRAFIAS DE SALVADOR DE MADARIAGA E GEHARD MASUR
Matheus Alexandre Dos Santos RGM: 16010990
No texto em que discorre sobre a cultura heroica e o culto bolivariano a autora Fabiana de Souza Fredrigo, utiliza de duas biografias de Simon Bolívar (a de Salvador de Madariaga e a de Gehard Mansur) e faz uma comparação entre estas. No início de seu texto Fredrigo fala sobre o personagem e sobre sua atuação no processo de emancipação das colônias espanholas, fala também sobre suas muitas cartas escritas, colocando a pratica do personagem de forma obsessiva e política.
A biografia escrita por Madariaga se põe numa ideia de predestinação, sendo assim, escreve que a partir do momento quem que nascera, é para ser "Libertador". Já Mansur põe Bolívar como um homem à frente de seu tempo, e apoia esse pensamento dizendo que a prova disso é o reconhecimento das ideias de Bolívar no século XX, provando que este seria um ambiente temporal mais apropriado para o mesmo.
No fim de seu texto Fredrigo faz um comentário sobre a importância das leituras destas biografias, e diz que estas associam a escrita biográfica a constituição do culto. Também fala sobre o status da biografia dizendo que "a biografia, embora sirva à história, não é “a” história" e finaliza o texto discorrendo sobre o assunto.
Referência bibliográfica:
FREDRIGO, Fabiana de Souza. A cultura heroica e o culto bolivariano: uma comparação entre as biografias de Salvador de Madariaga e Gehard Mansur. São Paulo: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História, 2011
...