A Crise dos Mísseis
Por: uefsqndjax • 25/8/2021 • Projeto de pesquisa • 451 Palavras (2 Páginas) • 76 Visualizações
Entenda como se deu esse capítulo da história mundial
Crise dos Mísseis é como ficou conhecido o episódio da história mundial que envolveu a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), os Estados Unidos e Cuba. Por conta dela, durante o período compreendido entre os dias 14 e 28 de outubro de 1962, o mundo viveu a iminência de uma guerra nuclear. Em verdade, o medo de que houvesse uma nova guerra já existia devido a tensão existente entre a URSS e os EUA.
Contudo, a descoberta de mísseis soviéticos em Cuba acirrou ainda mais o conflito entre as potencias mundiais que rivalizavam na chamada Guerra Fria. Desse modo, para entendermos os fatores que desencadearam a Crise dos Mísseis, precisamos compreender contextualizar o cenário mundial existente naquele período, em especial, a corrida armamentista, que caracterizou o conflito velado entre a nação socialista e a capitalista.
Contexto histórico
Durante a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética eram aliadas na luta contra as Potências do Eixo, nomeadamente, Itália, Alemanha e Japão. O conflito terminou com uma grande demonstração de poder bélico por parte dos EUA, que disparou duas bombas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Anos depois do fim do Segunda Guerra Mundial, o conflito de interesses político-ideológicos fez com que as antigas aliadas se tornassem rivais.
Alguns historiadores consideram que o discurso do presidente norte-americano, Harry Truman, em que ele solicitou verba para combater o socialismo na Europa e afirmou ser dever dos americanos impedir o avanço da influência da URSS, marcou o início da Guerra Fria. Esse discurso foi proferido no Congresso, no ano de 1947.
A partir desse momento, a tensão entre essas potências resultou em uma polarização mundial entre socialismo e capitalismo. Além disso, em busca de demonstrar superioridade econômica, política e científica, as nações fizeram uma corrida espacial e uma corrida armamentista. É sobre esta última que precisamos nos debruçar para entendermos a Crise dos Mísseis.
Antes, contudo, precisamos inserir Cuba nessa história. E, para isso, temos que falar sobre a Revolução Cubana, episódio que marca a adesão do país latino ao socialismo como sistema político e econômico. Durante a Revolução Cubana, os revolucionários Fidel Castro e Che Guevara fizeram a deposição do presidente Fulgêncio Batista.
Em seguida, Fidel criou o Partido Comunista de Cuba e iniciou a aproximação da ilha caribenha com a União Soviética. Os laços entre os países se solidificaram quando contrarrevolucionários treinados pelo serviço de inteligência americano, CIA, tentaram tomar o poder.
A relação da potência americana com as ações que resultaram na invasão da Baía dos Porcos e, consequente, Batalha de Playa Girón, motivou o governo cubano a ceder território para que a URSS instalasse seus mísseis. Esse foi o cenário histórico que desencadeou a Crise dos Mísseis.
...