A Diversidade do Ambiente Escolar
Por: Bárbara Miranda • 15/8/2022 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 98 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
1ª Avaliação à Distância – AD1 – 1º. Semestre de 2022 -
Disciplina: Fundamentos da Educação I
Coordenador: Wanderley da Silva
PÓLO/CURSO: Cantagalo/ Licenciatura em História
ALUNO(A): Bárbara Cícero de Miranda
MATRÍCULA: 21216090120
Prezado(a) aluno(a),
Nesta primeira AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA do semestre, desejamos obter dados sobre suas leituras, reflexões e análises dos conteúdos e temas estudados. Para tanto, solicitamos que você responda à questão sem copiá-la de outras fontes ou autores e explicitando amplamente os seus conhecimentos, exercitando e desenvolvendo seu potencial de compreensão e argumentação.
Q U E S T ÃO (Vale 10 pontos)
Disserte sobre a diversidade no ambiente escolar, dando ênfase ao papel do professor/a.
O acesso à educação é um direito garantido na Constituição. Os artigos 205 e 206 versam sobre os princípios de permanecia no ambiente escolar, formação de cidadãos, pluralismo de ideias, valorização do docente, entre outros.
A sala de aula é, em teoria, o primeiro contato coletivo que temos fora do nosso ambiente familiar. A escola funciona então como um pequeno laboratório que põe o indivíduo em contato com a diversidade de classes sociais, raças, pessoas com necessidades especiais, diferentes religiões etc. O professor tem um papel fundamental de desenvolver seus alunos para que a dinâmica não seja apenas de transferência de conceitos e conhecimentos, mas sim do começo da jornada na transformação de cidadãos.
Paulo Freire, em sua obra ‘Pedagogia da Autonomia’ enfatiza que:
“ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção" (FREIRE, 2003, p. 47)
Podemos afirmar que o papel do professor não é mero nem exclusivamente o ensinamento de conhecimento, mas sim ser facilitador no desenvolvimento do pensamento a partir de conceitos trabalhados em sala de aula. Também é importante destacar que, sob essa perspectiva, aluno e professor não tem seus papéis fixos de aprendiz e mestre. O que enriquece o ambiente escolar é justamente a troca de aprendizados entre todos os envolvidos. Além disso, o docente também é responsável por articular e desenvolver conceitos de pluralidade já que a diversidade é uma realidade que acompanha a vida acadêmica desde a Educação Infantil.
...