A Escola de Frankfurt
Por: Wladmir Jordão • 8/9/2017 • Trabalho acadêmico • 446 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
Índice
Introdução.......................................................................................................03
Contexto Histórico.........................................................................................12
Questionário.................................................................................18
Dinastia Tang................................................................................19
Questionário..................................................................................24
Curiosidades sobre a China Antiga............................................25
Bibliografia....................................................................................29
Introdução
O “Instituto para Pesquisa Social” (Institut für Sozialforschung), é um centro de pesquisa fundado em 1924, que participam, sociólogos, psicólogos e filósofos, que são chamados de integrantes da Escola de Frankfurt.
Escola de Frankfurt (Frankfurter Schule) é uma escola de teoria social e filosofia. Formada inicialmente por cientistas sociais marxistas dissidentes, que viam em seguidores de Marx, apoiadores de uma seleção de ideias, usualmente em defesa dos partidos comunistas ortodoxos. Muitos desses teóricos admitiam que a teoria marxista tradicional não explicaria o grande desenvolvimento de sociedades capitalistas no século XX. Críticos tanto do capitalismo e do socialismo Soviético, escreveram apontando para a possibilidade de um caminho alternativo para o desenvolvimento social.
Os expoentes da Escola de Frankfurt, utilizaram trabalhos de Kant, Hegel, Marx, Freud, Weber e Lukács, nas áreas de sociologia antipositivista, psicanálise, filosofia outras disciplinas, procuraram preencher “lacunas” do Marxismo, utilizando trabalhos
Assim como Marx, havia a preocupação com as condições que permitiam mudanças sociais e o estabelecimento de instituições racionais. Sua ênfase no componente "crítico" da teoria foi derivada significativamente da sua tentativa de superar os limites do positivismo, materialismo e determinismo retornando à filosofia crítica de Kant e aos sucessores do idealismo alemão, principalmente a filosofia de Hegel, com a dialética e contradição como propriedades da realidade.
Após década de 60, a teoria crítica da Escola de Frankfurt tem sido guiada pelo trabalho de Jürgen Habermas na ação comunicativa, intersubjetividade linguística, e no "discurso filosófico da modernidade".
Contexto Histórico
Os complicados e difíceis anos entre as guerras mundiais, afetaram desenvolvimento da Escola. Os seus pensadores eram bastante influenciados pela falha da revolução da classe trabalhadora, e pela ascensão do nazismo. Isso levou muitos deles a “escolher” partes do pensamento de Marx, que pudessem clarificar condições sociais
...