TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  3/7/2019  •  Seminário  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB

Curso: Pedagogia 1° Periodo

Disciplina: Historia da Educação

Docente: Kildria Vieira Alves Gigante

Componentes do grupo: Alaete Coimbra Lopes

ROTEIRO DE ESTUDO EM GRUPO

Texto: “ Os gregos antigo e a fundação da tradição educativa”

1.Qual a temática do texto?

A ideia central do texto e iniciar os estudantes  ao conhecimento de um novo modelo de cultura e educação  , ou seja demonstrar a origem da educação ocidental propondo um novo modelo de cultura :O racionalismo e o humanismo.

2.Quais os objetivos dos textos?

O primeiro objetivo e apresentar a noção de crise da cultura e mostrar como essa noção e aplicável tanto á nossa sociedade atual quanto a sociedade grega antiga.Evidenciando a profunda semelhança entre a situação atual  e aquela que está na origem da cultura ocidental.

O segundo objetivo e apresentar de modo mais detalhado as concepções tradicionais , sofísticas, socráticas e platônicas da educação , as quais em uma unidade ,sua diversidade e suas contradiçoes , ilustram toda riqueza do pensamento educativo legado pela Grécia Antiga.

3.Qual o papel do educador em uma perspectiva socrática?

O papel do educador é de auxiliar e ajudar  através de perguntas inteligentes busca demolir  nos individos as certezas de uma falso  saber, pois o conhecimento não e algo que vem de fora para dentro ,não é o educador que ensina ao aluno, em sua consepção ,ninguem ensina ninguem, o individuo tem dentro de si o saber, por isso o papel do educador e auxiliar o indivuduo colocar pra fora suas proprias ideias , a construirem seu proprio conhecimento , mas para isso é necessario por parte do educando um grande esforço , já que o conhecimento não cai do ceu para construi-lo e preciso busca-lo.

4.Referindo-se a alegoria da caverna explique e comente suscintamente o tipo de educação preconizado por Platão .

Portanto, a educação expressa nas obras de Platão tinha projeções políticas, pois para ele o objetivo da educação era formar cidadãos capazes de opinar e participar das decisões sobre os rumos da sociedade e a fim de habitar um estado perfeito. Contudo, cabe salientar que no caso da Grécia Antiga a política era ocupação apenas dos que a lei considerava cidadãos, o que excluía comerciantes, artesãos, mulheres e escravos.

5.Compare o método educativo de Socrátes e a atividade educativa dos sofistas.

Quanto ao pontos em comun do método educativo de Sócrares e as atividades educativa dos sofistas ambos acreditavam na capacidade de todo individuo conhecer e pensar , os dois utilizam métodos para o processo de conhecimento ainda que empregam de forma divergente.

Podemos dizer que o método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. Para isso o professor faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendo a pensar por si mesmo. Sócrates se preocupa em descobrir a verdade ou o saber verdadeiro ele ultilizava dois meios para ensinar as pessoas : a ironia e a maiêutica.

O método sofista era baseado na decoração de conteúdos e discursos prontos, levando os seus alunos a preocupar-se mais com as afirmações e conteúdo prontos do que com a arte de questionar e perguntar, tornando-se pessoas passivas e acríticas em relação ao conhecimento. os sofistas estavam preocupados em vencer o discurso, com argumento retórico e não descobrir a verdade,alguns são considerados até mesmo cético ou relativistas, ou seja, que não acreditam em uma verdade ou não podem atingi-la; os sofistas que se consideram os verdadeiros sábios ,cobravam para ensinar e usavam a oratória como ferramenta.

6.Baseando-se na leitura do texto , se necessario busque outras referencias , faça a apresentação , em um breve (média de 25 linhas), desse personagens célebre que era Socrates, assim como seu metodo de ensino.

O filósofo Sócrates viveu em Atenas, a cidade na época era considerada referência tanto na esfera política, como na econômica e cultural. Mestre do filósofo Platão (428 – 348 a.C.), Sócrates inicia a sua jornada filosófica quando a Oráculo de Delfos afirma ser ele o homem mais inteligente do mundo pelo fato de ele não saber nada. O filósofo diferente de outros pensadores de sua época, nada afirmava, somente perguntava. Ao frequentar a Praça de Atenas (Ágora), o filósofo indagava os cidadãos que ali passavam, perguntava sobre vários assuntos, como política, economia, religião, conhecimento etc. Essa atitude questionadora trouxe vários discípulos, principalmente jovens, despertando medo e receio em alguns governantes da época. O medo que os assombravam era o da possibilidade de uma futura mudança nos costumes tradicionais dos atenienses, inclusive o questionamento sobre a sua gloriosa democracia. Além disso, o medo que os governantes da cidade possuíam de que os cidadãos fossem críticos e autônomos era um perigo para o poder vigente da época. Sob uma falsa acusação de negação dos deuses da cidade e da introdução de novas divindades, Sócrates foi condenado à morte por cicuta – veneno extraído de uma planta local, não fugindo da sua condenação. Sócrates faleceu sem deixar nada escrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com