A História do Brasil escravagista contada pelo estrangeiro
Por: Ingrid Simões • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 157 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalha irei comentar sobre um documentário “Brasil uma História inconveniente” dedicado ao passado colonial do Brasil, realizado em 2000 por Phil Grabsky, para a BBC .
Uma visão com outros olhares sobre a história do Brasil.
Tem depoimentos de historiadores e antropólogos, brasileiros e internacionais, e de outras pessoas que contam os efeitos de séculos de escravidão no Brasil de hoje. É um importante documento sobre a história dos negros, história africana e estudos latino-americanos.
O documentário mostra como Portugal , Brasil e diversas nações africanas foram responsáveis pela maior emigração forçada da história da humanidade. De Angola chegou ao Brasil um número 10 vezes superior de escravos comparado à America do Norte
Falarei sobre como essa grande escravidão começou, das plantações que aumentaram as riquezas dos Portugueses , de como as mulheres e crianças eram tratados , a relação entre os senhores e as escravas, a igreja, a música e a dança dos escravos, etc. E também quando “aboliram a escravidão”.
Os escravos foram utilizados principalmente na agricultura com destaque para a atividade açucareira e na mineração, sendo, assim, essenciais para a manutenção da economia
Esse documentário é uma oportunidade de reflexão histórica, principalmente por parte de setores que nesses 5 séculos se fortaleceram, em detrimento da maioria da população, ontem indígena, negra-escrava e hoje representada por uma imensa camada de miseráveis e excluídos da "democracia" e do "Estado de Direito".
A História do Brasil escravagista contada pelo estrangeiro!
BRASIL UMA HISTÓRIA INCONVENIENTE
Esta terrível história começa quando “acidentalmente” os portugueses chegaram as terras brasileiras , pois o real objetivo deles eram as Índias onde encontrariam especiarias .
Ao chegarem aquelas terras onde já habitavam os índios, perceberam que esse novo continente não aparentava ter muitas riquezas , pelo menos nada comparado as riquezas da Asía. Mas suas terras chamaram atenção...
Para as plantações eram necessárias muita mão-de-obra , então os colonizadores voltaram-se a escravidão. Primeiramente com os índios que ali habitavam ,e com as más condições metade dos milhões de índios morreram por doenças.
Com a morte dos índios e ainda precisando de mão de obra os portugueses voltaram-se então para Africa. Angola era o lugar onde mais saiam escravos para o continente americano.
As plantações aumentaram, o açúcar era a nova fonte de riqueza dos portugueses , assim os portugueses compravam escravos estrangeiros , cada vez mais, e dessa forma o Brasil se torna uma grande colônia escravagista .
O escravo era literalmente um objeto, o seu dono poderia vende-lo, espanca-lo e até mata-lo... As punições também eram terríveis , chicotadas , pesos nas mãos e no pescoço , torniquetes, polegares perfurados, sentar sobre o formigueiro, entre muitos outras formas de punição .
Escravas Mulheres abortavam seus filhos propositalmente, para que eles não sofressem assim como elas .
Em volta de 1690 o ouro foi descoberto .Nas fazendas de cana ou nas minas de ouro, os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam muito, de quatorze a dezesseis horas, o que se tornou o principal motivo dos escravos fugirem
. A nova crescente prosperidade do Brasil foi canalizada para novas vilas e cidades
Os escravos que conduziam a cidade , eles eram os mercadores, a população , enfim, tudo
A relação entre os senhores es escravas , produziu milhares de crianças mestiças , algumas se tornavam herdeiras, mas a maioria era escravizada
As Igrejas não apoiavam nenhuma dos lados , mas também não queriam se voltar contra o sistema escravagista
Os escravos com a música e com a dança esqueciam seus motivos de solidão e apenas lembravam-se da época em que eram livres.
Chegou um tempo em que os senhores começaram a se preocupar , eles iam dormir sabendo que poderiam ser envenenados pelos escravos , que poderia haver uma revolta, também tinham medo quando os escravos tocavam os tambores oque para eles poderia ser algo espiritual e diabólico
O número de escravos era tão grande no Brasil , que os portugueses tinham razão de se sentir vulnerável
Algumas revoltas começaram, a partir do começo de 1800, escravos começaram a fazer exigências , e a fugir.
Com a chegada da revolução industrial , suas tecnologias acabavam dispensando um pouco o trabalho escravo
Em 13 de maio de 1888 a Princesa Isabel proclamou a chamada lei Áurea
O Brasil foi então o ultimo grande país a oficialmente abolir a escravidão
CONCLUSÃO
Infelizmente a escravidão não acabou pra nos e o racismo ainda está na cabeça das pessoas
O Brasil é o Líder mundial em desigualdade
Enquanto todo o mundo conhece a história da escravidão nos EUA, poucas pessoas percebem que o Brasil foi, na verdade, o maior participante do comércio de escravos
Através deste documentário percebemos que a história do Brasil foi marcada por longo períodos de escravidão
Uma das grandes diferenças do Brasil e dos EUA, é o fato que não apenas vieram mais escravos para o Brasil que para o sul dos EUA, mas sim o fato deles continuarem a vir por um tempo maior.
Olhando com uma perspectiva atual sabemos que a escravidão é algo desprezível, muito diferente do que se pensava naquela época
O documentário somente não aborda o fato de que o aumento dos impostos sobre a propriedade de escravos foi determinante para a abolição da escravatura.
A escravidão foi praticada por muitos povos, em diferentes regiões, desde as épocas mais antigas. Eram feitos escravos em geral, os prisioneiros de guerra e pessoas com dívidas, mas posteriormente destacou-se a escravidão de negros. Na idade Moderna, sobretudo a partir da descoberta da América, houve um florescimento da escravidão. Desenvolvendo-se então um cruel e lucrativo comércio de homens, mulheres e crianças entre a África e as Américas. A escravidão passou a ser justificada por razões morais e religiosas e baseada na crença da suposta superioridade racial e cultural dos europeus.
Em 1888 a escravidão foi aboida e como se disse ao final do documentário "a exploração continua, mas sob uma forma muito mais sofisticada" .O trabalho compulsório e o tráfico de pessoas permanecem existindo no Brasil atual.
E a cultura brasileira, por sua vez, apresenta fortes traços tanto da cultura indígena brasileira quanto da cultura africana.
...