A Historia Regional
Por: Pe22507259 • 21/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 4.694 Palavras (19 Páginas) • 398 Visualizações
HISTÓRIA REGIONAL- Pudim com mel
Prof. Me. Célio Leandro da Silva
01. A respeito do povoamento e colonização da região Amazônica é correto afirmar, exceto:
a) a primeira fase ocorreu entre os séculos XVII e XVIII com a exploração das drogas do Sertão e do ouro no Guaporé.
b) a segunda fase é marcada pelo trabalho extrativo; exploração da Borracha.
c) a Segunda Guerra Mundial, provoca um novo surto de progresso na área do Alto Madeira, atraindo milhares de nordestinos (os Soldados da Borracha).
d) a descoberta de ouro no Madeira, na área de Porto Velho, trouxe um novo fluxo migratório, predominantemente sulista.
02. Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu com visão de mundo calcada em preconceitos menosprezou o indígena e sua cultura. Ao acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a) A captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
b) As guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) O canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
d) As missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
e) As epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
03. Assinale a única alternativa que não foi fator preponderante para o domínio português na região amazônica:
a) Coleta de drogas do sertão
b) Ação missionária
c) Busca de escravo indígena
d) Expansão da fronteira pecuária
e) Implantação de fortificações.
04. “A mineração se estabeleceu sob o signo da pobreza e da conturbação social, marcando-a, sobretudo, o enorme afluxo de gente que acudiu ao apelo do ouro [...].” (Lauro de Mello e Souza, Os desclassificados do ouro.)
Com relação à sociedade mineradora no Brasil, assinale a alternativa incorreta:
a) Foi marcada pela diversidade, percebida não só pela presença de cativos, como também pela vasta população livre, envolvida em atividades comerciais, artesanais e de prestação de serviços.
b) No seu auge, caracterizou-se por amplas possibilidades de mobilidade social, observada pela presença de grande população negra liberta e sua ascensão a cargos políticos e burocráticos da Coroa portuguesa.
c) A rápida concentração de pessoas na região mineradora gerou problemas de abastecimento que, aos poucos, foram solucionados através da formação de uma dinâmica economia mercantil de alimentos.
d) Foi marcada por intensas rebeldias, não só de escravos, mas também da população livre, em oposição aos rigores da fiscalização e da alta tributação imposta pela metrópole.
05. Os negros vinham, ao longo dos primeiros séculos da nossa história, para trabalhar nas grandes lavouras de exportação, nas atividades de mineração e nos serviços urbanos. Por isso, a concentração original de populações negras ocorreu, respectivamente, nas:
a) áreas de lavoura de cana-de-açúcar da Zona da Mata e do Sertão Nordestino, nas lavouras de trigo da Campanha Gaúcha e nas áreas de mineração do atual Estado de Minas Gerais.
b) lavouras de cana-de-açúcar do Maranhão, na cidade do Rio de Janeiro e nas fazendas de café do Norte do Paraná.
c) áreas de lavoura de cana-de-açúcar da Zona da Mata Nordestina, nas áreas de extração da borracha no Amazonas e nas áreas de extração de ouro do atual Estado de Minas Gerais.
d) cidades do Rio de Janeiro e Niterói, nas fazendas de gado do Sertão Nordestino, nas lavouras de trigo da Campanha Gaúcha e nas áreas de mineração do atual Estado de Minas Gerais.
e) nas lavouras de cana-de-açúcar da Zona da Mata Nordestina, nas áreas de mineração dos atuais Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso e na cidade do Rio de Janeiro.
06. Para combater e inviabilizar a presença de estrangeiros, sobretudo castelhanos nos vales ao Madeira e Guaporé, as autoridades coloniais portuguesas determinaram medidas de resguardo e proteção das áreas fronteiriças. Não faz parte desse conjunto de medidas:
a) a realização da Bandeira de Francisco Mello Palheta que explorou os rios Madeira e Guaporé.
b) a realização da expedição de Manoel Félix de Lima que combateu a presença castelhana no vale das cachoeiras do Madeira.
c) a construção do Forte de Nossa Senhora da Conceição no vale do no Guaporé.
d) a construção do Real Forte Príncipe da Beira no vale do rio Guaporé.
e) a proibição da navegação pelo rio Madeira até o inicio das atividades comerciais da Companhia do Grão-Pará e Maranhão na região guaporeana.
07. A partir de 1750 com os tratados de limites, fixou-se a área territorial brasileira, com pequenas diferenças em relação à configuração atual. A expansão geográfica havia rompido os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas. No período colonial, os fatores que mais contribuíram para a referida expansão foram:
a) criação de gado no vale do São Francisco e desenvolvimento de uma sólida rede urbana.
b) apresamento do indígena e constante procura de riquezas minerais.
c) cultivo de cana-de-açúcar e expansão da pecuária no Nordeste.
d) ação dos donatários das capitanias hereditárias e Guerra dos Emboabas.
e) incremento da cultura do algodão e penetração dos Jesuítas no Maranhão.
08. Sobre a mineração no Vale do Guaporé não podemos afirmar que:
a) foi realizada a partir do uso da mão-de-obra escrava oriunda de Belém do Pará, de Minas Gerais e das regiões litorâneas.
...