A Infraestruturas Computacionais
Por: Jaiane Saiara • 18/10/2023 • Seminário • 488 Palavras (2 Páginas) • 63 Visualizações
1 COMUTAÇÃO DE PACOTES
A comutação de pacotes é uma técnica para o envio de dados segmentado em pacotes.
No percurso da origem ao destino os pacotes percorrem os comutadores e enlaces de comunicação. Os comutadores em questão podem ser: roteadores e comutadores de camada de enlace.
2 COMUTAÇÃO DE CIRCUITO
Bem como, a comutação de pacotes, a comutação de circuitos refere-se a troca de dados entre sistemas finais. A comutação de circuito se diferencia pelo uso de uma conexão direta e temporária.
As redes de telefonia tradicionais são exemplos de redes de comutação de circuitos. Considerando o que acontece quando uma pessoa quer enviar a outra uma informação (por voz ou por fax) por meio de uma rede telefônica. Antes que o remetente possa enviar a informação, a rede precisa estabelecer uma conexão entre ele e odestinatário. (KUROSE, ROSS, 2013 p.20)
3 FDM (MULTIPLEXAÇÃO POR DIVISÃO DE FREQUÊNCIA)
Uma técnica comum para enviar muitos sinais separados através do mesmo meio físico é usar diferentes porções do espectro de frequência disponível para cada um. Usar a separação espectral para permitir a transmissão simultânea de sinais de vários usuários é chamada multiplexação por divisão de frequência (FDM).
4 TDM (MULTIPLEXAÇÃO POR DIVISÃO DE TEMPO)
Em um circuito que utiliza a multiplexação por divisão de tempo (TDM) o tempo é dividido em quadros de duração fixa, e cada quadro é dividido em um número fixo de compartimentos (slots). Quando estabelece uma conexão por meio de um enlace, a rede dedica à conexão um compartimento de tempo em cada quadro. Esses compartimentos são reservados para o uso exclusivo dessa conexão, e um dos compartimentos de tempo (em cada quadro) fica disponível para transmitir os dados dela.
5 ROUTING
Routing é o processo de mover dados de um dispositivo para outro. Na maioria dos casos, o roteamento é executado por um dispositivo de rede chamado roteador. Além disso, um roteador pode encaminhar duas ou mais conexões para outras redes. Além disso, podemos usar roteadores para criar e gerenciar redes. Eles são responsáveis por mover dados de um dispositivo para outro nas redes
6 FORWARDING
Forwarding é o processo de coletar dados de um dispositivo e enviá-los para outro dispositivo. Esse processo difere do roteamento porque não gerencia a movimentação de dados de um dispositivo para outro. Ao contrário do processo de roteamento, o encaminhamento executa algumas ações e simplesmente encaminha os pacotes que chegam em roteadores intermediários. Não é responsável por decidir o caminho. No processo de encaminhamento, apenas encaminhamos os pacotes para outra rede anexada
7 REFERÊNCIAS
DAVID, Sudjiman. Redes de computadores/Comutação de circuitos e de pacotes - Wikilivros. Disponível em: <https://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/ Comuta%C3%A7%C3%A3o_de_circuitos_e_de_pacotes>. Acesso em: 3 jul. 2023.
KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de computadores e a internet : uma abordagem
...