A MEMÓRIA MARAJOARA
Por: Laise_20 • 28/5/2018 • Projeto de pesquisa • 2.920 Palavras (12 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA – UFRR
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
ANA CAROLINA OLIVEIRA DE SOUSA LIMA
LAISE CARVALHO DE OLIVEIRA
MEMÓRIA MARAJOARA
BOA VISTA – RR
2017
ANA CAROLINA OLIVEIRA DE SOUSA LIMA
LAISE CARVALHO DE OLIVEIRA
MEMÓRIA MARAJOARA
Relatório apresentado a Universidade Federal de Roraima, para fins de avaliação da disciplina de introdução a arqueologia do curso de história, sob orientação da prof.ª Shirlei Martins dos Santos.
BOA VISTA – RR
2017
Abstract
The Game of Memory, is a game also known as Memory, is a very traditional and fun children's game. It is a recreational game that requires memory and a great capacity of attention on the part of the participants. Thus, the game Memória Marajoara seeks to awaken in the child the challenge of understanding a part of the culture of the island of Marajó through its ceramics that are famous for their perfectly shaped shapes and curvilinear, and delicately decorated and painted by the pre-colonial Indian tribes that inhabited the region of Marajó between the fifth and fourteenth century.
Keywords: Memory; Game; child; island of Marajó; ceramics.
Resumo
O Jogo da Memória, é uma brincadeira também conhecida por apenas Memória, é um jogo infantil muito tradicional e divertido. É um jogo recreativo que exige memória e uma grande capacidade de atenção por parte dos participantes. Assim, o jogo Memoria Marajoara busca despertar na criança o desafio de compreender uma parte da cultura da ilha de Marajó através de suas cerâmicas que são famosas por seus traços e curvilíneas perfeitamente moldadas, e delicadamente decorados e pintados pelos tribos indígenas pré-coloniais que habitaram a região de Marajó entre o século V e XIV.
Palavras Chaves: Memória; Jogo; criança; ilha de Marajó; cerâmicas.
- Sumário
Introdução 5
1 Cultura Marajoara 7
2 Memória Marajoara: o jogo 10
3 A criança na terceira infância. 12
Conclusão 13
Referências Bibliográficas 14
N
Introdução
Este relatório foi concebido em um trabalho para a disciplina de introdução a arqueologia, por duas alunas do segundo semestre do curso de história, com auxílio da professora e de algumas fontes com objetivo de elaborar um jogo pedagógico com a temática sobre a cultura marajoara, voltado para crianças do ensino fundamental.
Então como objetivo é utilizar a imagem das peças escolhemos o jogo da memória, pois este tipo de jogo é perfeito para estimular a concentração, a observação e a memória das crianças. Como o jogo da memória já possui formato e regras estabelecidas, como quantidade de peças e jogadores, o nosso trabalho seria fazer pequenas alterações para encaixar a nossa temática de trabalho, que é a cultura marajoara, mas sem esquecer-se de nosso objetivo principal, que é proporcionar aos alunos do ensino fundamental uma aprendizagem voltada para o domínio cognitivo, onde os alunos trabalharam suas habilidades como: Memória, compreensão, analise, síntese e a avaliação da produção cientifica através de jogos, pois “aprendizagem é mudança de comportamento”, segundo Nelson Piletti. Se a criança não sabia o que era uma tanga marajoara, e após o jogo ela passou, a saber, significa que ela aprendeu.
O intuito deste jogo é transformar a produção de conhecimento científico acerca das peças de cerâmica da cultura marajoara, em conteúdo didático transmitido através do jogo da memória. Despertando na criança o desafio de trabalhar a parte superior do cérebro, onde ela utilizara sua memória e compreensão sobre o assunto, trabalhando o processo cognitivo e exigindo a atenção e concentração das crianças em função das peças de cerâmicas marajoaras que serão expostas no jogo.
A nossa decisão em relação ao desenvolvimento do jogo de Memória Marajoara, está relacionado a interesses econômicos, pela possibilidade de comercializa-lo no futuro, e a vontade de verificar que é possível ensinar um determinado conteúdo de maneira leve e divertida, sem correr o risco de perder o foco do conteúdo.
Escolhemos a cultura marajoara por ser uma das maiores riquezas do Norte brasileiro, mundialmente reconhecida. Ela é famosa por suas peças em cerâmicas altamente elaboradas e diversificadas. Por ela possuir esse grande acervo de peças, buscamos trabalhar os detalhes, formas, cores e tamanhos.
Para alcançar o objetivo proposto neste relatório, foi feito um levantamento bibliográfico, apoiado nos autores que já pesquisaram sobre a cultura marajoara como o arqueólogo Andre Prous, e sobre aqueles que trabalham com a psicologia da aprendizagem como os teóricos Skinner, Piaget e Vygotsky e o autor Nelson Piletti.
Este relatório foi desenvolvido em 3 capítulos: No primeiro capitulo buscamos expor a historia da cultura marajoara e suas principais características. No segundo capitulo mostramos o jogo e suas regras e por fim no ultimo capitulo colocamos a faixa etária da criança ao qual o jogo será voltado e a forma com que ele ira trabalhar a cognição desta criança.
1 Cultura Marajoara
As peças de cerâmicas marajoaras são de fama internacional; chamando a atenção sua decoração detalhada e diversificada. Estudos desenvolvidos na região da bacia Amazônica trouxeram à luz a existência destas cerâmicas que em referência ao local de sua descoberta recebem classificação de fase marajoara. Os objetos pertencem à tradição policroma e possibilitaram estudos mais detalhados na região, para a interpretação e reconstituição da história do povo que as confeccionou. Pois, em arqueologia, os vestígios encontrados, como ossos, dentes, objetos de ferramentas, funcionam como documentos para o estudo do passado de um determinado povo. Para que a partir deles venhamos desvendar a história de sociedades remotas.
...