A MESOAMÉRICA ANTES DE 1519
Por: Raa Shiiro • 7/5/2018 • Resenha • 963 Palavras (4 Páginas) • 328 Visualizações
SÍNTESE :
A MESOAMÉRICA ANTES DE 1519.
Geografia
o termo mesoamérica vai além de apenas delimitar uma região geográfica em específico. Vale também para designar os as altas culturas e povos anteriores à chegada do europeu à América central.
Esta porção de terra faz divisa com oceano pacífico ao oeste, e ao leste com o oceano atlântico, Permeada por diversos rios, correntes de ar e com a umidade vinda do contato com os oceanos possibilitaram este espaço ser berço de fauna, flora, e relevo únicos.
Já a porção mais ao norte, que hoje recebe o nome de Zacatecas, é de característica mais desértica, se assemelha a alguns territórios do centro-sul dos EUA.
As vésperas da chegada dos Espanhóis esta região era dominada pelos belicosos CHICHIMECAS, povo hostil e de costumes guerreiros que enfrentava uma realidade um tanto quanto inóspita devido ao tipo de terreno que ocupavam .
Ocupação ancestral
Especula-se que a ocupação das Américas, via estreito de Bering, tenha se dado a mais de 37.000 mil anos. Os territórios na direção noroeste da parte norte do continente americano foram os que receberam as primeiras levas destes migrantes, e acredita-se que, mesmo com número de indivíduos limitado, deu-se assim os primórdios da ocupação americana.
A cada “onda” de migrantes que lograva êxito em fazer a travessia, aumentava mais o “contingente” humano capaz de povoar esta gigantesca faixa de terra, até então um continente inteiramente intocado pelo homo-sapiens.
Estes primeiros empreendedores eram algumas pequenas tribos de caçadores coletores que perambulavam pelo território e muito rapidamente prosperaram pela farta e variada oferta de comida, água corrente e clima tropical favorável.
À pouco mais de 5000 mil anos se deu a domesticação de algumas culturas de alimentos que poderiam ser cultivas periodicamente e muito facilmente por este povos, dando início ao primeiro uso da Agricultura de modo consciente pelo homem no continente americano.
Plantava-se abóbora, pimenta malagueta, feijão e milho.
Com o aumento da população veio o povoamento das terras vazias até então, impulsionada pelo domínio da agricultura(5000 A.C) e pela proximidade de águas correntes foi possível estabelecer várias pontos ou aldeias de agricultores e também de artesãos de cerâmica e outros materiais refinados.(a partir de 2300 A.C) que futuramente se congregariam e formariam um povo que hoje chamamos de OLMECAS.
A organização dos povos pré-colombianos – os OLMECAS.
Com a riqueza gerada por este boom agrícola estes povos puderam experimentar um crescimento nunca alcançado por seus ancestrais coletores-caçadores. Dispuseram de recursos para de fixar na região que hoje é chamada de La Venta.
Há indícios de que desenvolveram uma noção refinada de urbanismo, o que lhes deu a oportunidade de deixar a vida nômade de lado, criando também estratos sociais (Politico, Religioso e Social) semelhantes à diversas sociedades com as quais nunca tiveram contato prévio.
Suas magníficas construções arquitetônicas tinham utilidade e cunho religioso, sendo realizados rituais religiosos e de sacrifício ao ar livre. Seus ritos tinham a marca tribal de associar os acontecimentos do dia- a dia com as forças da natureza, a fauna local e a posição dos astros (que forneceu calendários precisos) observados por estes povos.
Em diversos templos foram encontrados objetos religiosos de diferentes materiais, o que nos leva a crer em uma divisão consciente do trabalho.
Agricultores, artesãos, ourives,milicianos e clérigos (que provavelmente controlavam o culto sagrado e a política.
Estes povos também sofriam algumas limitações, não conheciam o cavalo ou o gado, não dispondo assim de animais de tração domesticados. O único animal que se tem noticia de ser domesticado por variados povos da meso América é o cachorro mexicano sem pelo, fiel companheiro dos nativos. Desconheciam também a roda, grande empecilho para longos transportes de carga e mercadorias.
...