A Vida de Getulio Vargas
Por: lindaquelinda • 14/12/2015 • Dissertação • 298 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
“Gosto mais de ser interpretado do que me explicar”. Esta frase de Getúlio nos ajuda a entender um pouco de toda a polêmica que envolve este grande personagem da história brasileira do século XX nunca foi uma unanimidade. Enquanto muitos cultuam o mito do “pai dos podres”, outros ainda resistem em avaliar positivamente um homem que rasgou duas constituições nacionais e governou com poderes ditatoriais o Brasil por quinze anos.
Apesar de toda a repressão exercida por Vargas conseguiu ser democraticamente eleito pelo povo o que mostra sua popularidade diante das grandes massas. Seu “interesse” pelos pobres, o que o levou a ser apelidado de “pai dos pobres”, dá uma dimensão do populismo assumido por Getúlio Vargas.
A manipulação das massas é compreensível na medida em que a industrialização fez migrar para as grandes cidades um grande contingente de trabalhadores das zonas rurais como também de outros países. Estas massas vindas de diferentes lugares tinham dificuldades de organizar-se e, assim, preferiam confiar seus anseios àquele que se dizia um amigo, o líder populista.
No governo Vargas foram implantadas políticas sociais que, de forma intencional ou não, tinham objetivos pró-natalistas, além da política positivista voltada para o crescimento populacional.
Getúlio também foi alvo de acusações pelo atentado de Lacerda. Porém, ao nosso ver o ex-presidente da república não foi o culpado dessa história e teria na verdade sido alvo de opositores na tentativa de incrimina-lo pelo ocorrido, com objetivo de fracassar seu governo.
Além disso, acreditamos que a morte de Getúlio teria sido decorrente ao acontecido com Lacerda, pois a partir daquele momento o governo Vargas começou a morrer e o ex-presidente não conseguiu dar conta de toda essa pressão.
Ao falar do governo de Vargas, não podemos deixar de mencionar que foi o povo que manteve o ex-presidente por tanto tempo no poder.
...