A historia das pilhas
Por: Flavia Maria da Silva • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 409 Palavras (2 Páginas) • 734 Visualizações
A historia das pilhas
“A eletricidade é um dos fenômenos mais incríveis da natureza.”
No inicio do século XIX, muitos cientistas estavam fascinados pela eletricidade, é a invenção da pilha aconteceu devido a rivalidade entre o cientista anatomista Luigi Aloisio Galvani é o cientista Alessandro Volta.
Em 1786 Aloisio Galvani dissecou uma rã sobre a sua mesa e com a ajuda de uma maquina que gerava carga eletrostática. Com um fio de cobre é um bisturi tocou no nervo interno da coxa da rã que se contraiu quando era tocada por dois metais diferentes. Galvani defendeu a teoria da eletricidade animal; para ele os metais eram apenas condutores da eletricidade presente nos músculos da rã.
Mais o físico Alessandro Volta via a experiência de Galvani completamente diferente; para ele não havia fluxo de eletricidade animal, é passou a defender o conceito de que a eletricidade vinha dos metais juntamente com a maquina eletrostática; Criando muita repercussão na área e revolta em Galvani, que fez várias outras experiências para provar sua teoria.
Alessandro Volta também fez varias experiências para provar que a eletricidade poderia vir do contato de metais distintos. Volta fez um circuito formado por papelão mergulhado em uma solução de acido diluído e placas de cobre, ele foi repetindo o processo, depois pegou dois fios de cobre e prendeu um em cada extremidade, criando assim a pilha e depois testou a eletricidade em si mesmo.
Descobrindo assim um aparelho com fluxo continuo que ficou conhecido como corrente elétrica; em 1800 Volta criou a pilha elétrica que passou a ser cmamada de volta, pilha de volta, pilha gavanica ou pilha voltaica.
E em reconhecimento a essa descoberta, uma medida da eletricidade recebeu seu nome o VOLT.
Atualmente sabemos que o que ocorre em uma pilha, como essas criadas por Volta, é que a eletricidade tem seu fluxo do polo negativo, denominado ânodo, que se oxida, perdendo elétrons para o polo positivo, chamado de cátodo, que se reduz, ganhando elétrons.
Essas pilhas feitas em solução aquosa não são muito usadas hoje em dia; apenas em termos de pesquisa, mas elas foram o princípio que desenvolveu as modernas pilhas que conhecemos hoje como pilhas secas e que são bem mais práticas para usar e transportar, além de fornecer uma corrente elétrica satisfatória por muito mais tempo.
[pic 1] [pic 2]
BIBLIOGRAFIA: Site Brasil Escola- Jennifer Fogaça
Video – Shock an Awe: The Story of Eletricity-Episodio 1
...