A tentativa de hegemonia de Atenas
Por: Gabriela Cabral • 6/10/2018 • Ensaio • 264 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
A tentativa de hegemonia de Atenas.
Atenas era temida pois era poderosa, era a mais civilizada das pólis, a mais rica também. Com o tempo, o desejo de se tornar a hegemonia cresceu, o objetivo era reter todo o poder para eles e dominar todo o sistema. Atenas estava ajudando o Egito a se rebelar aos Persas, e ainda lutavam contra os espartanos. Os movimentos militares foram desastrosos, o que fez com que os Egípcios e outros povos fossem para Atenas.
Com o grande aumento de pessoas indo para Atenas, a necessidade de importação de produtos aumentou, e Péricles ordenou que a marinha ateniense bloqueasse o comércio marítimo para prejudicar rivais.
Várias corporações que eram seus concorrentes próximos foram destruídas, outro "rival" de Atenas era a Pólis de Mégara, que competia no comércio de cereais e de escravos. A vontade de suprimi-los levou a guerra do peloponeso (Atenas vs aqueles que os odiavam), os Coríntios também eram rivais dos Mégaros , mas eles viram que se não os ajudassem e Atenas ganhasse, eles seriam os próximos, então foram pedir ajuda dos Espartanos. Eles enviaram uma carta aos espartanos anti-hegemônica, e assim pode-se dizer que eles foram os propulsores do movimento anti-hegemônico. Esparta respondeu positivamente e isso motivou outras Pólis a lutarem contra Atenas.
Tanto Atenas quanto Esparta eram fortes e a guerra foi longa, portanto, Atenas tinha uma força que Esparta não tinha: a Marítima, que se defendia muito bem dos avanços espartanos. Isso só mudou quando os espartanos obtiveram dinheiro dos Persas, construíram uma frota e destruíram a tropa marítima.
...