ANÁLISE DA OBRA: A PESQUISA EM HISTÓRIA
Por: LHAISRIBEIRO • 4/10/2018 • Resenha • 558 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
ANÁLISE DA OBRA: A PESQUISA EM HISTÓRIA
A partir das experiências do cotidiano do homem é possível observar uma luta, luta de classe onde o mesmo busca seus interesses e valores, o homem vive de suas praticas sociais e culturais. O conceito de política passa a ser todo um espaço de luta, onde o poder vai aparecer de varias formas.
O historiador ao trabalhar sua pesquisa se depara com o “desconhecido”, assim no decorrer surgirá às perguntas, onde respostas serão construídas no caminho das investigações. É preciso um sentido histórico para pesquisa onde as “condições objetivas” surgirão dos resultados da ação humana, entender o real por níveis entre as ações do homem.
Independente do tema há outros tipos de abordagem que é possível encontrar possibilidades de estudo.
Os documentos é a ferramenta importante como objeto de pesquisa para o pesquisador (historiador). Entender o documento, e ter a noção de documento, aprender a forma correta de trabalhar com mesmos é a função do historiador. Observar o documento dentro do caráter histórico e levantar perguntas. Pois ao estudar o documento ele levanta novas perguntas. Existem também diversas outras fontes não somente os documentos em si, pois a imagem também é uma fonte onde deve ser analisada de forma diferente.
A História social é um estudo que leva em conta todas as dimensões, observando as lutas reais, destacar as resistências. No cotidiano é possível identificar um movimento ou uma classe, sendo uma maneira de reconstrução dos grupos “marginalizados do poder”. A linguagem será entendida como uma luta, por isso é trabalho do historiador analisar a linguagem e não diagnostica-la como neutra, é possível através das charges, pintura, TV entre outras que elas se rebelam.
O pesquisador terá o trabalho durante sua pesquisa de analisar e observar as diversas linguagens encontradas e diferencia-las, saber dialogar com as evidências e trazer quando preciso as contradições e movimento das mesmas.
A partir das construções do historiador e de suas preocupações, dependente de seus testemunhos e documentos e de seu tempo. O tema do pesquisador é o ponto de partida para seu propósito de pesquisa, o tema vai se formando junto com a pesquisa que desenvolve gradualmente durante a pesquisa. Um novo passo surge a problematização onde o passo será das hipóteses, perguntas feitas ao objeto a partir de preocupações que se formularão seus conceitos, pensar no que pesquisar e o que pesquisa, onde se destaca as hipóteses levantadas no trabalho. Ao realizar uma análise do caráter histórico referente ao tema pesquisado e escolher a metodologia a ser utilizada, é preciso uma técnica de pesquisa que deve partir do objeto, dependendo do tipo de pesquisa, exemplo realizar um fichamento apropriado que facilitara o estudo a ser analisado (fichamento feito geralmente em análises de jornais).
Na pesquisa é importante a presença e relação de orientador/aluno, o orientador especialista em determinada área específica ensina procedimentos teóricos e técnicos ao orientando, juntos podem se construir no saber. O trabalho do historiador tem uma grande importância política quando se produz e analisa. A pesquisa esta de interesse daquele que se proponha a recuperar o passado e entender as tensões e conflitos vivenciados no presente. O conhecimento de um determinado assunto do passado pode levar os questionamentos no presente, Assim surgir uma nova visão do passado. O conhecimento se constrói com interesses e dedicação. Assim levar o professor e aluno a construção de um novo saber.
...