Galileu Galilei Vida e obra pesquisa aplicada(Autoria de Apolenario Portugal)
Por: Apolenário Hipólito Salazar PORTUGAL • 8/7/2015 • Seminário • 2.167 Palavras (9 Páginas) • 884 Visualizações
Indice
Introdução……………………………………………………………………………………3
Galileu Galilei………………………………………………………………………………...4
Galileu: Um investigador incansável…………………………………………………………5
Conceito de ciência- pensamento de Galileu…………………………………………………5
Importância do pensamento de Galileu………………………………………………………6
Um problema para Galileu…………………………………………………………………...6
Ciência e fé no pensamento de Galileu………………………………………………………7
O realismo de Galileu contra o instrumentalismo de Bellarmino……………………………8
Conclusão……………………………………………………………………………………10
Bibliografia………………………………………………………………………………….11
Introdução
O presente trabalho é um resultado de carácter investigativo que surge no âmbito avaliativo. Tem como tema Pensamento de galileu Galilei sobre a ciência, sendo o mentor matemático e teólogo que fundou a ciência como conhecimento científico, e de modo como ele liderava as teorias religiosas e científicas, a interpretação das observações, investigações e experiencias, da refutabilidade da teoria heliocêntrica criando contraste com as passagens bíblicas interpretadas literalmente pela tradição.
Galileu Galilei
Galileu (1564-1542) é em geral considerado o fundador da ciência moderna, pelo menos é indiscutível o seu símbolo. Ele viveu em pleno Renascimento e revoltou-se contra o aristotelismo escolástico.
Galileu foi um cientista de grande conhecimento, Italiano, e professor de matemática nas universidades de Pisa e de Pádua e, posteriormente, matemático principal da universidade (Studio) de Pisa e filósofo no serviço do duque Cosme II. Como mostra koyré, a importância dada por Galileu à Matemática provém de uma forte influência platónica, que se tinha já feito sentir em Arquimedes.
Galileu pretendia investigar a Natureza directamente com base nos dados fornecidos pelos sentidos, quer dizer, na observação e na experiência empírica. Por outro lado considerava que, para observar a Natureza era necessário conhecer a língua em que estava escrito o “Grande Livro do Mundo”: a Matemática. É justamente a conjugação destes dois factores, ou seja, a valorização da experiencia e da matemática, que faz de Galileu o fundador do método experimental, e de uma nova atitude em relação à ciência.
Na verdade Galileu considerava a matemática como um instrumento de obtenção de certeza superior à própria lógica. Sendo assim, ele defendia que se deve medir tudo o que pode ser medido e tornar mensurável o que não pode ser medido. Quando uma relação matemática fosse encontrada na Natureza, aceitava-a como correcta e tratava de desmentir todas as declarações que com ela criassem conflito. Em momento algum Galileu aceitava que o equilíbrio entre a Natureza e a matemática pudesse ser posto em causa. Isso significa que Galileu não adoptou a perspectiva platónica segundo a qual o nosso mundo é uma cópia destorcida do mundo “ideal”. Pelo contrário a Matemática era a expressão correcta da Natureza. (REALE Pag 64)
Galileu: Um investigador incansável
Ele é indiscutivelmente um grande matemático. As suas ideias sobre as questões da matemática pura eram bastantes originais, como transparece da sua observação «nem o último é o maior que o primeiro, nem o número de quadrado é menor do que o da totalidade dos números». Esta defesa do infinito actua (sustentada por Salviati nos Discorsi) foi conscienciosamente dirigida contra as posições aristotélicas e escolástica (representadas por Simplício).
Muitos dos seus textos, correspondência, notas e livros dão-nos a imagem de um Galileu investigador, mudando de opinião, usando a experimentação para criticar e rever a teoria, usando a teoria para criticar e rever a experimentação, decidindo-se, flutuando, metendo-se em becos sem saída, precisamente o que seria de esperar de uma pessoa com a sua inteligência penetrante trabalhando activamente durante mais de 50 anos, inclusive depois de cego. (REALE Pag 87)
Conceito de ciência-pensamento de Galileu
A ciência é, portanto, o conhecimento objectivo, conhecimento das qualidades objectivas dos corpos. A ciência descreve a realidade, sendo conhecimento e não”pseudofilosofia ” pelo facto de que descreve as qualidades objectivas (primárias) e não as subjectivas (secundarias) dos corpos. Mas, aqui chegamos ao ponto central do pensamento de Galileu essa ciência descritiva da realidade objectiva e mensurável só é possível porque o próprio livro da natureza”está escrito em linguagem matemática”.
A ciência de Galileu não é mais um saber a serviço da fé: ela não depende da fé; tem um objectivo diferente do da fé. A escritura contém a mensagem da salvação, não sendo sua a função de determinar “a constituição dos céus e das estrelas”.
Portanto, a ciência é autónoma em relação a fé, mas também tem algo bem diferente daquele saber dogmático representado pela tradição aristotélica. Isso, porém, não significa para Galileu que a tradição é danosa enquanto tradição. Ela é danosa quando se erige em dogma, dogma incontrolável que pretende ser intocável. A ciência de Galileu é a ciência realista. (REALE Pag 69)
Importância do pensamento de Galileu
Procede de elaboração de método científico, que, nascido nesta época da história do pensamento, não é criação dos racionalistas nem dos empiristas, mas de Galileu. Ele introduz a matemática, na investigação física, graças ao que se pode confirmar as teorias heliocêntricas de Copérnico.
O seu grande mérito é abrir o caminho para a ciência Newtoniana e para autonomia da investigação científica.
Galileu era um homem de génio vário e interessava-se também pela literatura, sobretudo nos seus anos de juventude. A sua prosa, rica e expressiva, clara e inímica da retórica, inaugura, com seu rigor dialéctico e a sua sabia ironia, a nova tradição da prosa científica, desenvolvida durante os séculos XVII e XVIII. Estas contribuições são especialmente patentes em II Saggiatore e no Dialogo. (MONDINI Pag 39)
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