AULAS ONLINE NO CONTEXTO DA PANDEMIA: O NOVO MÉTODO DE VIVÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Por: Carlos Eduardo Garcia • 8/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.676 Palavras (7 Páginas) • 153 Visualizações
AULAS ONLINE NO CONTEXTO DA PANDEMIA: O NOVO MÉTODO DE VIVÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Loislei Alauany
RESUMO
O Programa de Residência Pedagógia, é uma iniciativa voltada para a formação inicial dos professores, oportunizando os alunos dos cursos de licenciaturas, a vivência da profissão, de forma dinâmica, com práticas pedagógicas, conhecendo a escola com mais precisão, desenvolvendo habilidades de um professor reflexivo e atuante. Com a Pandemia do Novocorona Vírus foi introduzido de início uma nova forma de ensino, o ensino remoto devido ao distanciamento ocial a qual as pessoas foram forçadas a se adaptar devido a grave situação do mundo. O objetivo desse relato de experiência foi mostrar as percepções adquiridas no Programa de Residência Pedagógica nas aulas remotas no ensino de História em épocas de Pandemia e mostrar as adaptações e metodologias utilizada por parte dos professores.
Palavras-Chave: Ensino. História. Pandemia. Aulas remotas.
INTRODUÇÃO
A Pandemia do Novo Coronavírus quando chegou ao Brasil desencadeou uma crise sanitária provocada pela expansão da doença no país e pelo mundo (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, 2020). Um dos efeitos mais evidentes foi o conjunto de medidas para o distanciamento social, incluindo as escolas e os sujeitos que nelas interagiam diariamente (NICOLINE; MEDEIROS, 2021). Foi introduzido de início uma nova forma de ensino, a qual as pessoas foram forçadas a se adaptar devido a grave situação do mundo.
Na educação surgiu um novo modelo de ensino: as aulas remotas, as quais os estudantes acompanhavam as aulas de casa por meio de videochamadas e utilizando como a principal ferramentas as tecnologias, nas variadas modalidades e de diferentes níveis de ensino, da educação infantil ao superior.
O distanciamento social, apesar das propostas de educação a distância que já vinham sendo desenvolvidas antes da pandemia, transformou-se em um grande desafio em função das transformações e adaptações exigidas em tão curto espaço de tempo (CHAVES; CORREA; GOMES, 2021). Todos os programas envolvidos a educação inclusive os estágios e residência pedagógica seguiram os mesmos protocolos.
O principal objetivo desse relato de experiência foi mostrar as percepções adquiridas no Programa de Residência Pedagógica nas aulas remotas no ensino de História em épocas de Pandemia e mostrar as adaptações e metodologias utilizada por parte dos professores.
A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
O Programa de Residência Pedagógia, é uma iniciativa voltada para a formação inicial dos professores, oportunizando os alunos dos cursos de licenciaturas, a vivência da profissão, de forma dinâmica, com práticas pedagógicas, conhecendo a escola com mais precisão, desenvolvendo habilidades de um professor reflexivo e atuante.
A Residência Pedagógica vêm sendo proposta no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores, coordenada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), visando o aperfeiçoamento da formação dos discentes dos cursos de licenciaturas.
Todas as experiências adquiridas e compartilhadas neste relato ocorreram em virtude do Programa de Residência Pedagógica e auxilia na formação profissional dos acadêmicos bolsistas deste projeto, em razão da possibilidade de articular conteúdos teóricos ensinados pelos professores da Universidade Estadual de Goiás fundamentando-se nos eixos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), foi possível obter estudos teóricos para a preparação das aulas remotas em tempos de pandemia e proporcionar uma experiência de aprendizado completa para alunos e bolsistas.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Para dar inicio a Residência Pedagógica, foram feitas reuniões com o Professor orientador e com os professores do colégio para que os residentes do programa pudessem entender a situação do ensino e a forma que estava sendo feito devido a Pandemia e posteriormente iniciar as regências com o devido preparo.
A Residência Pedagógica foi desenvolvida no Colégio Estadual Independência, e após o momento de orientação foi analisado o Projeto Político Pedagógico (PPP), seus princípios, valores, proposta curricular, bem como aspectos relativos à localização, estrutura física, história do colégio, perfil da comunidade escolar, gestão escolar, planejamentos, desafios escolares, articulação entre diretores, pedagogos, professores e demais funcionários da escola, além de com os pais, responsáveis e familiares.
A princípio o O Governo do Estado de Goiás, no inicio das aulas e atividades remotas não estava contabilizando as faltas durante as aulas virtuais, em razão das famílias de baixa renda sem acesso à internet ou que não possuem aparelhos eletrônicos próprios para a assiduidade do aluno.
Os alunos que entregavam as atividades propostas para a semana através do Google Sala de Aula (Google Classroom), recurso gratuito oferecido pela plataforma Google, em que o estudante visualiza conteúdos e atividades publicados pelo professor regente da matéria abordada durante o ano. Os estudantes sem acesso à plataforma on-line receberam as tarefas impressas e depois puderam devolvê-las concluídas à secretaria do colégio.
DISCUSSÃO
Com a modalidade de ensino remoto maior suporte a que professores podem recorrer em suas aulas foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que determina o grupo de estudos que se precisa desenvolver na educação básica. Preparada por autoridades de todas as áreas do conhecimento e discutida pela sociedade, a BNCC é uma declaração completa e atual que vai ao encontro das demandas do estudante de modo a prepará-lo para o futuro (BRASIL, 2017), orientada por princípios éticos, políticos e estéticos que visam formação humana integral e construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNE) (BRASIL, 2013).
No início do desenvolvimento da Residencia Pedagógica, em aulas em tempos de pandemia, notava-se pouca participação dos alunos pois a determinação era que não poderia computar faltas devidos alguns fatores e diretrizes estabelecidas pelo Governo. Houve um número de evasão escolar significativo durante esse período, alguns pais não eram a favor do ensino a distância, outros estudantes começaram a trabalhar nesse período para auxiiar as famílias em casa devido as dificuldades enfrentadas com a pandemia.
...