Análise: Pro Dia Nascer Feliz
Por: Juliana Castilho • 13/5/2020 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
ALUNA: JULIANA RAPHAELA FERNANDES DA SILVA CASTILHO
Análise do documentário: “Pro Dia Nascer Feliz”, de João Jardim
O documentário “Pro Dia Nascer Feliz” dirigido por João Jardim e produzido entre os anos 2004 2005, mostra a realidade e os contextos sociais e culturais de quatro escolas em diferentes estados Brasileiros. Mesmo após 16 anos ainda enfrentamos os mesmos problemas de desigualdade social, falta de verba, má infraestrutura e baixo rendimento escolar. Algo muito perceptível é o abismo que há entre a escola pública com a privada.
O documentário nos leva a Manari, Pernambuco onde os moradores convivem com dificuldades. O Colégio Estadual Cel. Souza Neto que vive em um estado de total precariedade e apesar dos seus alunos estarem desmotivados, muitos têm a esperança de um futuro melhor. A aluna Valéria de 16 anos conta que gosta de ler, o que melhorou a sua escrita. Porém muitos professores desacreditam do seu potencial. A prefeitura de Manari disponibiliza dois ônibus para levar os alunos à escola, mas “normalmente” esses ônibus, que já são velhos, quebram e eles não conseguem ir pra aula e muita das vezes chegam a frequentar somente três dias de aula em uma semana.
A segunda escola fica localizada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Nessa fica bem explícito como a criminalidade influencia a vida dos alunos. Douglas é um aluno que causa bastantes discussões, além de não ter um bom rendimento escolar. Em certo momento comemora o fato de ter “passado de ano”, porém diz que não aprendeu nada sobre a matéria de História. É um aluno que tem potencial, mas há toda uma problemática que o cerca. Ele participa da banda do colégio, que acaba sendo uma válvula de escape para ele.
Em Itaquaquecetuba, São Paulo é mostrado a desmotivação de professores o que causa danos no psicológico pois muitos não vão ministrar aulas, ou quando vão não conseguem abordar os conteúdos de forma didática.
Em Pinheiro, São Paulo é mostrada uma realidade totalmente diferente das anteriores. Uma escola que tem toda uma estrutura física e psicológica para atender seus alunos. Nesse colégio mostra como eles trabalham para que seus alunos deem resultados, resultado esse que é entrar em uma faculdade e serem bem-sucedidos.
Com isso, podemos observar que as escolas públicas enfrentam os desafios desta precariedade todos os dias, e tanto professor como os alunos desistem. E infelizmente ainda termos que conviver com esses problemas na atualidade é muito desmotivador.
...