TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Regras do Método Sociológico O que é fato Social?

Por:   •  18/3/2016  •  Resenha  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 7

As Regras do Método Sociológico

O que é fato Social? Capitulo I

Emile Durkheim é considerado um grande teórico da sociologia ,e teve contribuição junto com seus seguidores ,no reconhecimento das teorias científicas da sociologia, definindo como uma ciência, estabelecendo princípios, limites , acabando com a ideia de senso comum que interpretava   a realidade social.

Fato social é um termo usado para classificar fenômeno ocorridos em uma sociedade, que apresentem  algum interesse social .

Na sociedade há vários grupos que apresentam comportamentos de estudos para a ciência social.

Ao desempenhar nossas funções de marido, esposa, filhos, estamos cumprindo nossos deveres que foram definidos por uma sociedade que nos transmitiu esta educação. Ao usarmos o sistema politico, econômico e religioso, estamos usufruindo de um pensamento que já foi imposto antes do individuo nascer, sendo este inserido no meio.

Essa conduta ou este pensamento, não são somente exteriores ao individuo, mas são como uma espécie de força imperativa e coercitiva em virtude da qual se impõem a ele.

A coerção esta presente em todos os momentos em que deixamos de agir como o costume imposto pela sociedade.

Vários fatos caracterizam o comportamento do individuo e mesmo que ele seja contrario a esses fatos, esses fatos são denominados faros sociais.

A palavra social classifica fenômenos que não estão incluídos em nenhuma categoria de fatos já constituídos, tornando-se o domínio próprio da sociologia.

A maior parte de nossas ideias, hoje, não é elaborada por nós, vem de fora e podem impor situações que gerem uma coerção social, nem toda coerção social exclui a personalidade individual.

Entretanto podemos dizer que só há fato onde há uma organização definida com leis cívicas, regras morais, tradições e culturas. Mas existem outros fatos que exercem essa objetividade no individuo, é oque chamamos de correntes sociais.

Essas correntes sociais não possuem nenhuma consciência particular, mas impõem suas normas, sendo o individuo capaz de desprender mesmo contra a vontade, e ao se opor os sentimentos apresentados voltaram de uma maneira negativa contra ele, fazendo com que prevaleça uma força de coerção mesmo que inexistente ou inconsciente.

Não há uma generalidade para caracterizar o fato social, mas esse diverso fenômeno apresentam a mesma características, desde que uma sociedade esteja organizada de forma politica e econômica.

A organização da estrutura politica da sociedade é uma forma diferente de compor as tendências a ver os fatos sociais sendo possível acontecer e rever  as modificações existentes na forma de viver em coletividade.

Segundo Emile Durkheim fato social é toda maneira de fazer fixada ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior de uma sociedade dada, e ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais. (As Regras do Método Sociológico, O que é fato social?).

Com isso podemos dizer que fato social é algo distinto, proveito da vida comum, com as ações e reações que se estabelecem entre consciências individuais. Há maneira que esta consciência é colocada em sociedade, passa a se estabelecer regras para o individuo, onde quem e não se encaixa nessas regras é excluído. Essa exclusão esta ligada a vários fatores como econômico, politico e institucional, em varias partes da sociedade.

Fato social: ”...Nada do que foi será de novo de um jeito que já foi um dia...”(Lulu Santos).

Resenha

Manifesto Comunista (I - Introdução)

Karl Marx e Friedrich Engels mostram as formas de opressão social e a historia das lutas de classes que existiram ate nossos dias, dividindo a sociedade em duas classes opostas: a burguesia e o proletariado.

Desde as primeiras épocas históricas, percebemos uma divisão da sociedade em classes organizadas de acordo com as condições econômicas sociais. Na Roma antiga já encontrávamos uma sociedade dividida em patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na idade média eram os senhores, vassalos, mestres, companheiros e servos e em boa parte dessas divisões aconteciam de forma hierárquica.

A sociedade burguesa moderna nasce com as ruinas da sociedade feudal, colocando no lugar novas classes, em condições de opressão e formas de lutas.

Uma das características da burguesia foi ter simplificado os sentidos de lutas das classes: burguesia e proletariado. Os burgueses livres nascem dos servos da idade media nas primeiras cidades.

A descoberta da América, a navegação para a África, oferece a burguesia um novo território de ação. As transformações com o aumento do mercado da Índia, China, a colonização da América, o comercio colonial, desenvolveram outros caminhos para o comercio, criando um elemento revolucionário para a sociedade feudal em decomposição.

A antiga estrutura feudal da indústria, já não satisfazia às necessidades que cresciam com a abertura de novos mercados .A pequena burguesia industrial superou a divisão do trabalho entre as diferentes classes e desaoareceu dentro desta divisão.

Com a ampliação do mercado aumenta a busca por mercadorias, onde a manufatura torna-se insuficiente, acelerando a produção industrial. A indústria supera a forma de produção manufaturada e a burguesia media da lugar para os milionários da indústria, a burguesia moderna.

Cria-se o mercado mundial, com a descoberta da América, o mercado acelera o desenvolvimento do comercio, os meios de transportes terrestres e os meios de comunicação.

A burguesia passa por um processo de desenvolvimento e uma revolução na maneira de comercializar.

A evolução burguesa era acompanhada por um progresso politico, que desempenho um processo revolucionário na historia.

A força apresentada pela burguesia na idade media, contribuiu para as atividades humanas, levando há novas expedições e invasões.

Uma das condições para a burguesia existir é a forma de transformar e revolucionar os meios de produção com as relações sociais. A burguesia se expande criando veículos e explorando o mercado, criando das literaturas locais uma nação intelectual, uma literatura universal.

O aperfeiçoamento dos instrumentos de produção, o progresso nos meios de comunicação, faz com que a burguesia exerça uma força entre as nações, criando uma sociedade a sua semelhança. Cria centro urbano, ocasionado um aumento populacional na cidade em relação ao campo, controlando os meios de produção, a propriedade e a população, gerando uma centralização politica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com