TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLONIZAÇÃO: VÁRIOS CONTINENTES, COMO ÁFRICA, ÁSIA E AMÉRICA

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

No século XVI, os portugueses tinham o domínio de territórios situados em vários continentes, como África, Ásia e América.

Na África, os portugueses tiveram contato com populações de longa história, conheceram a costa seca e árida que constituía a Orla de Saara, o qual era habitado. O ouro produzido em regiões mais ao sul do Saara era transportado, até a costa mediterrânea, por caravanas de camelos. Na medida em que os portugueses avançavam na costa em direção ao sul, viam que a paisagem ia se modificando: a maior abundância de água proporcionava melhores condições de vida aos povos que ali viviam, e estes dedicavam-se à agricultura, à pesca, à caça, além de comercializar entre si. Além disso, apresentavam grande variedade de trajes e costumes e falavam diversas línguas. As guerras causadas por diferentes etnias obtinha como resultado prisioneiros, os quais viravam escravos. Os portugueses, através do contato com os africanos, procuravam, no litoral, os produtos que mais os interessavam, como, o ouro, o marfim e escravos. Em troca, eles levavam trigo, tecidos, objetos, armas, entre outros. Esse comércio apoiava-se em algumas feitorias. Eram, sobretudo, entrepostos comerciais defendidos por fortalezas as quais eram governadas por um capitão. Sendo esse continente grande, os portugueses conheceram exclusivamente, nessa época, o litoral, limitando seu domínio a alguns pontos da costa. Eles exerceram, em seguida, contato com as antigas e grandes civilizações da Índia, China e Japão.

Nas cidades do litoral da Índia, concentravam-se produtos de uma cultura milenar e efetuavam-se imensas trocas comercias. Essas especiarias indianas já eram conhecidas pelos europeus, os quais as obtinham pelas rotas comerciais. Porém, a presença de comerciantes mulçumanos constituíram um sério obstáculo para a atuação dos portugueses nessa região. Sabe-se que os indianos também comercializaram com regiões distantes do Extremo Oriente, de onde vinham, por exemplo, as sedas e porcelanas.Os portugueses precisaram de se estabelecerem militarmente em pontos estratégicos. Os ataques de muçulmanos à armadas portuguesas, assim como a necessidade de administrar as terras conquistadas e a distância que se encontravam de Portugal, fizeram com que Dom Manuel nomeasse governadores para as terras indianas, sendo que alguns receberam títulos de vice-reis. Vários desses governadores estabeleceram relações com os soberanos locais, apoiaram o comércio português, combatendo arduamente a concorrência. A capital do império português no Oriente foi Goa. Essa cidade teve um grande porto comercial e sua população refletia, nos seus costumes, o encontro da cultura portuguesa com a indiana.

No Extremo Oriente, os portugueses foram os primeiros europeus a comercializar, de forma direta, com a China e com o Japão. É importante ressaltar que o estabelecimento dessas relações não ocorreu de maneira fácil. Em determinada cidade chinesa foi fixado um aviso com a seguinte frase: ‘’Proibida a entrada de homens pálidos, com barbas longas e grandes olhos’’. Apesar destes problemas, portugueses e chineses estabeleceram relações comercias duradouras através de feitorias. Um suposto território foi doado à Portugal, pelos chineses, o qual se tornou uma das mais importantes feitorias do Oriente.

No que tange ao assunto, os portugueses introduziram, no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com