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COMPLEXO DA PAMPULHA: ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA

Por:   •  28/5/2019  •  Artigo  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

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COMPLEXO DA PAMPULHA: ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a obra do Complexo da Pampulha como forma de análise do arquiteto Oscar Niemeyer, e da sua composição como arquitetura moderno brasileira, com o intuito de conhecer a importância das obras.

Na década de 1940, Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, fez um pedido a Oscar Niemeyer, um projeto para a região que deveria se transformar no bairro mais lindo do país. Assim nasceu a Pampulha, a 10 km do Centro, com prédios marcantes que contornam a lagoa, contando com a casa de dança localizada em uma pequena ilha artificial com intersecção de dois círculos, fora do salão do baile as marquises, Museu de arte da Pampulha projetado para ser um cassino no início da década de 1940, foi a primeira proposta do arquiteto para o complexo no edifício ocorrem exposições internas, espaço para Coffe com vista para a Lagoa da Pampulha. O Iate Tênis Clube barco que se lança nas águas da Pampulha a fachada em forma de proa é inspirada em imagens náuticas, temos também Igreja São Francisco de Assis, Igrejinha da Pampulha como é popularmente conhecida, apresenta linhas arrojadas, com destaque para a plasticidade do concreto já no seu exterior destacam-se a fachada em painel de azulejos, em tons azuis.

Já a Casa Kubitschek residência de fim de semana do então prefeito de Belo Horizonte apresenta várias características como os jardins do paisagista Roberto Burle Marx na frente e nos fundos da casa e o telhado em forma de asa de borboleta e planos inclinados.

Palavras-chaves: Conjunto da Pampulha, Oscar Niemeyer, concreto armado, Casa do Baile, Igreja São Francisco de Assis, Casa Juscelino Kubitschek, Iate Tênis Clube, Museu de Arte da Pampulha, Arquitetura moderna brasileira.

ABSTRACT

The present work aims to present the work of the Complex of Pampulha as a way of analysis of the architect Oscar Niemeyer, and its composition as modern Brazilian architecture, with the purpose of knowing the importance of the works.

In the 1940s, Juscelino Kubitschek, then mayor of Belo Horizonte, made a request to Oscar Niemeyer, a project for the region that was to become the most beautiful neighborhood in the country. Thus was born Pampulha, 10 km from the center, with remarkable buildings that surround the lagoon, counting on the dance house located on a small artificial island with intersection of two circles, outside the ballroom the marquises, Pampulha Art Museum designed to be a casino in the early 1940s, was the architect's first proposal for the complex in the building there are indoor exhibitions, space for Coffe overlooking the Pampulha Lagoon. The Yacht Tennis Club boat that launches in the waters of the Pampulha the front façade is inspired by nautical images, we also have Church São Francisco de Assis, Igrejinha da Pampulha as it is popularly known, presents bold lines, with highlight to the plasticity of the concrete already in its exterior stand out the facade in panel of tiles, in blue tones.

Already the House Kubitschek weekend residence of the then mayor of Belo Horizonte features several features such as the gardens of the landscaper Roberto Burle Marx in the front and back of the house and the roof shaped butterfly wing and sloping planes.

Keywords: Set of Pampulha, Oscar Niemeyer, armed concrete, House of the Ball, Church of San Francisco de Assis, House Juscelino Kubitschek, Yacht Tennis Club, Museum of Art of Pampulha, Brazilian modern architecture.

1 INTRODUÇÃO

A Arquitetura Moderna Brasileira surgiu como uma inovação no início do século XIX, onde novos materiais, formas e pensamentos começam a ser usados. Um arquiteto que se destacou neste período foi Oscar Niemeyer, com seus trabalhos em concreto e alta plasticidade, caracterizando suas obras de linhas curvas, as quais se tornaram símbolos do Brasil.

Um de seus mais importantes projetos é o Complexo da Pampulha, localizado a beira do lago de mesmo nome, localizado na cidade de Belo Horizonte, MG. Foi encomendado pelo então prefeito do município, Juscelino Kubistchek com o objetivo de desenvolver a região.

Oscar Niemeyer consolidou na obra suas ideias revolucionárias, com linhas soltas, planta livre, concreto armado e curvas, possibilitando a criação com liberdade. Cada monumento, apesar de único, possuem uma relação entre si, criando uma maior interação com os indivíduos e a integração da arquitetura com a arte.

2 COMPLEXO DA PAMPULHA

O conjunto arquitetônico da Pampulha foi construído como forma de provocar a ocupação da região e criação do polo turístico e de lazer para a população, e em um período marcado pela intensa urbanização e industrialização. O complexo foi inaugurado oficialmente em 1943, e consiste em diversos componentes, sendo os principais: o Cassino (posteriormente se tornou o Museu de Arte da Pampulha), a Igreja de São Francisco de Assis, o Iate clube, a Casa do Baile e a casa Juscelino Kubitschek.

2.1 CASA DO BAILE

Projeto edificado para servir como casa de dança localizada em uma pequena ilha artificial, sendo ligada por uma ponte de concreto. A tendência desse projeto é ligada aos padrões de ostentação e luxo. No momento do projeto, Niemeyer pensava no edifício como construir a intersecção de dois círculos que poderiam compor o corpo principal, mas nessa intersecção teria a entrada para o espaço interior que foi utilizado vários materiais, sendo de um lado o vidro que marca a marquise e por outro os azulejos que acompanham desde a entrada na ilha e ao longo dos jardins de Burle Marx. Fora do salão do baile as marquises surpreendiam, pois acompanham as curvas da ilha, como se dela fizesse parte, esta dispunha de mesas e cadeiras para receber os frequentadores, podendo ter uma visualização além da beleza da casa, a Lagoa da Pampulha, os jardins de Burle Marx e o pequeno lago interno.

Em 1997, a Casa do Baile foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Hoje o edifício preserva a memória de Niemeyer com desenhos, fotos e frases do arquiteto nas paredes internas, mas também serve de palco para pequenos shows. 

Figura 1 – Casa do Baile

[pic 1]

Fonte: AZEVEDO, Gê, 2014.

2.2 MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA

Projetado para ser um cassino no início da década de 1940, foi a primeira proposta do arquiteto para o complexo, porém, em 1957 se tornou o Museu de Arte da Pampulha. Sua concepção foi influenciada pelos princípios formalistas de Le Corbusier. O MAP é visto como uma caixa e vidro, composta por rampas que ligam o térreo ao salão.

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