Comunicação e Linguagem Portfólio (Atividade-Portfólio Ciclo2)
Por: Eric_Apolinario • 25/9/2021 • Trabalho acadêmico • 332 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
TEXTO B:
A importância da boa escrita na vida profissional
Atualmente é muito fácil encontrar textos mal escritos pela internet. Textos inadequados, com erros de acentuação, ambiguidade, erros de grafia, crase, concordância, gerundismo, redundância e outros tantos. Muitos são os fatores responsáveis por tais erros, como a falta de atenção, digitação apressada, ao uso coloquial da linguagem. O problema é que estes erros estão migrando da internet (redes sociais, por exemplo), para dentro das repartições públicas, empresas privadas e comércio em geral.
Em 2014, o IBGE anunciou que o analfabetismo estava diminuindo no Brasil, já que neste ano, entre os jovens com 15 anos ou mais, o analfabetismo era de 8,3%, sendo que no ano anterior o percentual era de 8,5%. “Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado”, diria Soares (1998). Há uma diferença entre o alfabetizado, que sabe ler e escrever, já o letrado é aquele indivíduo que pratica a leitura e a escrita no dia-a-dia.
A ausência de incentivo à leitura na infância pode acarretar problemas futuros na vida acadêmica e também profissional, além de outros fatores, claro. Diversos profissionais não conseguem produzir textos dentro de sua área de atuação, não porque eles não têm conhecimento especializado, mas porque não estudaram suficientemente o português.
É tão importante escrever bem? Formação acadêmica não significa que a pessoa seja um bom profissional. É preciso ter conhecimento da utilização da linguagem, saber se comunicar bem tanto pela linguagem oral, quanto pela escrita. Quando a redação é boa, seu autor transmite confiança ao leitor, o que, naturalmente, faz com que ele se destaque.
Você pode escolher qualquer área profissional, mas não pode escolher escrever mal. Se a dificuldade na escrita atrapalhar sua formação, há inúmeras maneiras de se estudar, através de sites específicos, professores particulares e até mesmo cursos online. É preciso ler com frequência, não apenas notícias diárias na internet, mas também livros sobre os mais diversos assuntos e de diferentes escritores. Escrever também é importante, um hábito necessário para a evolução intelectual e profissional.
...