Lingua, linguagem e fala - Atividade 2 Serviço Social - Corrijida
Por: jhennyste • 18/3/2017 • Relatório de pesquisa • 609 Palavras (3 Páginas) • 689 Visualizações
Atividade a ser postada no portfolio 2
Pesquise nas aulas, nos arquivos e na Rede.
Não use eu, nem conjugue verbos na primeira pessoa do singular ao redigir seus textos, não copie nada da rede, nem de colegas, pois copias ZERAM TODA ATIVIDADE e não apenas o exercício em que foi detectada cópia.
1-Diferencie LINGUAGEM, LÍNGUA E FALA.
R: Linguagem: É todo sistema que, sejam eles verbais ou não verbais como visual, auditiva, tátil, entre outras servem como meio de comunicação entre os indivíduos.
Língua: É a única linguagem que se baseia em palavras, é social utilizada por um grupo de pessoas que constituem uma comunidade.
Fala: É a realização de uma língua, ela é individual e determina se é uma língua viva, em uso ou morta como, por exemplo, o latim, pois a comunidade não o fala mais.
[a]2- Leia o texto que está em arquivo intitulado: A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER de PAULO FREIRE e então em um texto que tenha no máximo 12 linhas escreva qual a ideia principal que o autor desejou nos transmitir.
Antes de elaborar seu texto vá às dicas para elaborar textos.
R: Na visão do autor, é relatado como foi dada a leitura em sua vida, voltando-se ao ambiente histórico, físico e social de sua infância, onde aprendeu a ler. Identifica-se e analisa sob um olhar com estratégias e argumentos construtíveis que favorecem a tese defendida por ele – “a leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 2008, p. 13). São valorizados, na mesma ordem, o logos o pathos e o ethos, mas não exclusivamente são os fundamentos da sua tese, pois aponta que o discurso é construído entre as estratégias e argumentos que são vinculadas ao papel social e histórico e as circunstâncias que é pronunciado. Assim, analisar um dos discursos e entender quais são os argumentos que fundamentam e fazem brilhar a sua tese é o principal para compreender, porque sua idéia continua viva e bem aceita no mundo e nos dias de hoje.
3-Por que é importantíssimo sabermos os níveis de linguagem?
R: Para que possamos saber como se comportar mediante a uma situação que tenha um nível de linguagem elevado e que tenha coerência em suas palavras e gestos. Em toda situação seja ela formal ou informal tanto o emissor quanto o receptor ambos precisam estabelecer uma comunicação conforme a circunstância. Pois pode ser uma conversa de amigos informal aonde não é preciso falar totalmente correto ou uma reunião importante formal que necessita de um nível de linguagem e informação mais além.
4- Por que não é adequado ESCREVER COMO FALAMOS?
R: Na língua escrita existem mais exigências, em relação às variações linguísticas, pois cada região tem seu modo de falar e às regras da gramatica. Isso acontece porque, quando falamos as pessoas podem ainda encontrar meios para que a comunicação aconteça de forma mais clara dá para pedir que repita novamente o que foi falado, e ainda há os gestos que nos ajudam muito entre outras coisas. Já na linguagem escrita, a interação acontece de forma mais complicada. Sendo assim, é necessário se segurar de que o texto escrito “de conta” da comunicação. Entende-se que a escrita não reflete na fala em particular de ninguém ou de nenhum grupo social que seja. Por isso, a fala e a escrita exige muito mais conhecimentos de diferentes tipos, novas regras, coerência e coesão. Por exemplo, a maioria de nós, principalmente brasileiros fala “a gente vai ensinar ele”, a linguagem escrita de acordo com regras estabelecidas exige que seja dito “Nós iremos ensiná-lo” Exemplos como esse por mais que sejam imperceptíveis as diferenças geram muitos conflitos significativos.
...