Conceitos históricos e culturais
Por: Manoel Vital • 5/4/2017 • Trabalho acadêmico • 287 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
Conceitos históricos e culturais
No final da década de 60 em um festival promovido pela a emissora TV Record, surgiu o movimento de contracultura conhecido como Tropicalismo. Tinha como mentores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e os Mutantes. O nacionalismo dominava a música popular, foi ai que os cantores começaram a se manifestar através de suas músicas buscando inovações para cultura brasileira, criando jogos de linguagens com mensagem e letras codificadas, mas que tinham a intenção de romper barreiras. Proibidos de falar abertamente eles usavam a ironia e o deboche para fazer críticas políticas. Os tropicalistas acreditavam que o uso de roupas coloridas e extravagantes, bem como cabelos compridos, era também uma forma de protesto e chocavam os conservadores.
O Tropicalismo atingiu outras culturas como artes plásticas, cinema, poesia, entre outros. As canções inovadoras misturavam cultura brega, o rock, a música erudita e outros ritmos e instrumentos como a guitarra elétricas. O último concerto foi realizado em 1968 na boate Sucata na qual os Mutantes, Caetano e Gilberto Gil participavam, uma bandeira foi pendurada com a frase: Seja marginal, seja herói e com a imagem de um traficante que tinha sido morto violentamente pela polícia. Para os militares isso era um desrespeito à bandeira nacional e acusaram Caetano de cantar o hino com palavras ofensivas, o que fez com que eles acabassem com a apresentação e prenderam Caetano e Gil, com isso e deu o fim do movimento.
O Tropicalismo buscava novas formas de pensar, novos valores comportamentais, queriam atualizar a linguagem musical brasileira deixando-a mais realista e atual em relação ao o que se vinha fazendo.
...