ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Por: 21031975vi • 3/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.388 Palavras (14 Páginas) • 564 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO HISTÓRIA[pic 4]
Vivian Aparecida Ribeiro Rocha
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Vivian Aparecida Ribeiro Rocha
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório III (150 horas) Professor Orientador: Marcia Elizangela Siquera
Tutor á distância Fernando Cesar Gouveia
Tutor presencial:
Alanson Moreira Teixeira Gonçalves
Polo de Apoio Presencial: colégio São Benedito
1- ESTUDO DE ARTIGO
O artigo ensino da historia hoje: errâncias, conquistas e perdas trata se de uma analise do estudo de historia no Brasil desde 1964-1984 com base na cultura escolar e a importância de diferentes formas do ensino.
Os eventos realizados para debates do estudo da historia desde 1988 foi um fato que enriqueceu a ideia estudar historia emprestando a ela um contexto não mais escolar e sim de construção, nestes eventos acontecem uma troca de saberes científicos e didáticos que são de extrema importância na formação acadêmica.
O ensino da historia nos exige o conhecimento da trajetória do ensino nesta disciplina, é necessário levar em consideração os elementos culturais sociais e políticos que envolvem o processo de ensino e aprendizado e segundo o artigo isso era estas questões a serem tratadas através de reformulações curriculares e politicas publicas.
As reformas no sistema educacional dependem das posições dos professores e pesquisadores, no que se refere a metodologias e escolhas teóricas e as mediações entre passado e presente tendo em vista o fato de que ao ensinarmos historia lidamos apenas com parte da historia e não com um todo, e é nisto que a LDB-diretrizes de base da educação e os PCNS – parâmetros curriculares nacional assim como a extinção das disciplinas EMC, OSPB e EPB entre outras modificações tornou o ensino mais globalizado fazendo o reconhecimento assim da pluralidade cultural e democrática.
Especificamente para o ensino de Historia os PCNs buscam um sistema de ensino que com metodologias mais adequadas para o processo de ensino aprendizagem fazendo uso de novos recursos que deem sentido ao aprendizado. A partir dos PCNs, os currículos passam a serem organizados por eixos temáticos o que agora possibilita que o aluno tenha conhecimento de alguns temas da historia do Brasil já nos anos iniciais do ensino fundamental o que era um problema enfrentado anteriormente ,pois com o alto índice de evasão nas escolas entre a 4° e 5° series faziam com que estes alunos saíssem da escola sem o mínimo conhecimento de história do Brasil.
Apesar da influencia sofrida pelos contextos culturais sociais e políticos o processo de ensino também reflete as deficiências na formação do docente que por vezes não se identifica com a realidade escolar, ainda se observa uma tendência conservadora no ensino de historia há ainda uma recusa á aceitação do eixo temático como forma de ensino.
Os debates realizados desde o período da ditadura tiveram uma contribuição para as diversas concepções historiográficas, a escola pensada hoje tem uma linguagem diferenciada que inclui a literatura o teatro a musica entre outros nos seu contexto de aprendizado não permitindo que o ensino seja difundido de forma engessada, mas que ele seja uma construção feita por aluno e professor no espaço escolar.
2- ANALISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO
O PCN, é um documento nacional que tem a intencionalidade de nortear o ensino da historia valorizando os saberes entre professores e alunos, ao professor ele vem mostrando os caminhos a serem traçados e os motivos de ser ensinar historia.
Os parâmetros curriculares nacional para o ensino da historia no ensino médio tem a intenção de formar um cidadão capaz de não somente conscientizar-se do seu papel na sociedade ,mas também de participar e compreende o mundo de forma geral.
Nesta fase o aluno será incentivado a não somente ser critico, mas também investigativo, a ideia do PCN, para o ensino médio é leva-los a correlacionar a historia local com os acontecimentos mundiais compreendendo sua cultura, sociedade economia e politica compreendendo as relações contidas. .
Neste contexto ele vem incentivar o professor a buscar novas metodologias que inovem e facilitem o aprendizado visando sempre os objetivos a serem alcançados neste ciclo que é autonomia intelectual, ou seja, a capacidade de formar seus próprios saberes.
A proposta é que as avaliações sejam realizadas de forma diagnostica para que os educandos sejam avaliados em seus conhecimentos e somativa baseando –se nas conquistas obtidas sempre respeitando a diversidade dos alunos.
Os parâmetros curriculares nacional tem a perspectiva de um ensino aprendizado onde o aluno e o professor aprendem juntos e constroem juntos uma nova historia, sendo eles conhecedores de que a historia não esta finalizada e sim que ela continua se construindo e se complementando sempre.
.
3- ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Ao analisar a proposta pedagógica para o ensino médio da escola José Maria Bicalho constatei que o plano anual seque as normas do PCNs para o ensino das mesmas sendo que fica a cargo dos professores elaborarem formas de ensino que agreguem todo conteúdo a ser aplicado no ano letivo.
Para o primeiro ano do ensino médio temos como eixo temático para o primeiro bimestre a formação do mundo burguês ,colonização ,revolução e relações étnico culturais ,onde são abordados a visão do mundo burguês e suas relações com o renascimento ,comercio nas índias orientais e conquistas territoriais trafico negreiro .
No segundo bimestre são abordados temas como revolução inglesa, revolução americana, no terceiro e quarto bimestre revolução francesa ,as guerras de independência da américa espanhola, e a transferência da corte portuguesa para o Brasil.
No segundo ano o eixo temático é a consolidação do mundo burguês os embates políticos e culturais no processo de construção do estado nacional. Analisando os confrontos com o fim da monarquia e inicio da república no Brasil o conceito de cidadania e racismo e sua historicidade.
...