Estagio de historia II
Por: Annanda Costa • 19/12/2016 • Relatório de pesquisa • 291 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
O artigo busca basicamente abordar a real conseqüência que os estágios e praticas de ensino tem no aprendizado da docência, é valido ressaltar que a autora busca ainda defender a idéia de unir teoria e pratica.
Segundo a autora o currículo das Escolas Normais sempre foi bastante similar ao currículo das escolas primarias, onde o domínio da área de conhecimento era a principal condição para exercer a docência. A formação do professorado se dava por três instancias de formação: os cursos de pedagogia, as habilitações especificas do magistério e os CEFAMs, apenas no inicio deste século que se estabeleceu o ensino superior.
De acordo com a autora do artigo os primeiros docentes nomeados por volta de 1772 eram selecionados mais por suas qualidades pessoais do que profissionais onde seriam controlados pelo governo e apesar de tal honraria trabalhavam em condições precárias, devido a falta de reconhecimento havia um enorme desinteresse da população.
Com o advento do método mutuo que tinha por objetivo não a formação de professores, mas instruir o maior numero de pessoas a menor custo; é possível ressaltar que o método mutuo foi a primeira forma de preparação sem qualquer base teórica,apenas na pratica,devido a isso era um método ineficaz.Sendo assim nas escolas de ensino mutuo e na Escola Normal a aprendizagem da docência resumiu-se à observação de outros docentes.Por volta da década de 30 a pratica de ensino foi, de fato, retirada do currículo e substituída por um estagio de apenas 20 horas.
Com o curso superior de pedagogia há um gradativo fechamento das HEms e das CEFAMs ,este fato vem definir a formação de professores apenas no ensino superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CCE
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO II
PROFESSORA: MSC FRANCISCO VILA NOVA
ALUNA: ANNANDA COSTA NASCIMENTO
ANALISE TEXTUAL
TERESINA,2016
...