Guerra Da Coreia
Por: Mariana Rittmeyer • 7/4/2015 • Projeto de pesquisa • 730 Palavras (3 Páginas) • 319 Visualizações
Guerra da Coréia
A Guerra da Coréia foi um conflito entre as Coréias do Norte e do Sul, que ocorreu na década de 50 e durou 3 longos anos. Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, contudo também foi a primeira batalha militar entre Socialistas (URSS) e Capitalistas (EUA) e também porque houve um risco eminente de uma guerra nuclear.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Coréia, que ainda era um único pais, foi ocupada pelos japoneses que com isso começavam a se render ás tropas aliadas. Esses lideres eram os EUA e URSS, em comum acordo, concordaram em dividir a rendição, ficando para um lado as tropas japonesas que ficavam no norte da Coréia para os soviéticos e para outro lado os soldados do sul com os americanos.
A divisão ocorrida na Coréia teve inicio após a Segunda Guerra Mundial. Após a saída dos japoneses o norte se aliou com os soviéticos e o sul com os norte americanos.
Tiveram várias tentativas de derrubar a Coréia do Sul, porém em 1950 a Coréia do Norte invadiu a Coréia do Sul conquistando o capital, tendo como propósito unificar os dois países, levando o socialismo para os sul coreanos, porem os EUA (que controlava a Coréia do Sul) lutou para a expulsão dos ideais soviéticos de seu território.
Em 1950 os norte-coreanos iniciam as operações cruzando o paralelo 38°. Em algumas semanas eles tomariam Seul e forçaram os sul-coreanos a recuar para o sul da península. Um acontecimento não previsto pelos comunistas, mudaria os rumos da guerra: dois dias após o início do conflito, o governo norte-americano declara guerra à Coréia do Norte.
Durante a Guerra, as nações enviaram tropas a fim de resgatar a região, buscando devolver o comando de Seul para os sul coreanos. Ao decorrer dos dias mais tropas e soldados foram enviados para guerrear ao lado da Coréia do Sul. Nesse período a China começou apoiar o lado norte, fazendo com que as tropas recuassem do Paralelo 38°. O líder MacArthur, furioso com o recuo das tropas, resolveu exigir armas nucleares e nesse mesmo período houve uma série de ataques bem sucedidos contra o lado Sul.
Em 1952, ocorram batalhas onde milhares de soldados morreram dos dois lados e com o andamento da Guerra, a situação das Coréias só pioram mais a cada dia. Esses conflitos provocaram a morte de aproximadamente 4 milhões de pessoas, onde em grande quantidade eram civis (crianças, adolescentes e adultos).
De uma forma geral, podemos mostrar um balanço de perdas que a guerra da Coréia teve: as tropas da ONU tiveram 118.515 mortos, dos quais cerca de setenta mil eram sul-coreanos, 33.729 americanos e 4.786 de outras nacionalidades; e 264.581 feridos. Na ausência de cifras oficiais, estimou-se em 1.600.000 o número de baixas entre norte-coreanos e chineses. Calculou-se ainda que morreram cerca de 4 milhões de civis norte-coreanos e 500.000 sul-coreanos.
Em 1953, começaram a tentar por fim na Guerra da Coréia, mais como nenhum dos lados era capaz de vencer uma batalha sobre o outro, algumas negociações seguiam em frente, exemplo a troca de prisioneiros de guerra, esses tipos de negociações tinham como objetivo acabar com a Guerra.
As Nações Unidas, apoiada pelos EUA e pelos Chineses, assinaram um termo do armistício em 27 de julho de 1953, tornando assim
...