História Geral
Por: carinacf • 23/7/2015 • Trabalho acadêmico • 5.960 Palavras (24 Páginas) • 232 Visualizações
MÓDULO:
HISTÓRIA GERAL – 60h
UNIDADE 1
PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Explique, com suas palavras, quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Paleolítico: O homem era nômade, vivia de caça e pesca, sua organização social era simples e morava em cavernas. Passaram a lascar pedras e usá-las como instrumento de trabalho, a produzir e conservar fogo. Aprenderam também a produzir facas, pontas de flechas e lanças.
Neolítico: Nesse período os homens obtiveram uma evolução técnica e intelectual, mudando a forma de organizar a vida. Descobriram a agricultura, abandonaram a vida nômade e se fixaram em um lugar. Domesticou animais e começou a criar rebanhos, já não dependia tanto da caça. Aprenderam a usar a roda e a polir a pedra e ossos de animais, para construir facas, anzois e machados. Além disso inventou a cerâmica.
Idade dos Metais: Descobrimento e aprimoramento da técnica de fundição, permitindo o desenvolvimento de técnicas agrícolas, fabricação de armas usadas em guerras pela conquista de outros grupos.
2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.
Idade Antiga: 4000 anos antes de Cristo até o ano de 476 depois de Cristo. Esse período histórico é marcado pelo surgimento das primeiras civilizações. O processo de fixação e desenvolvimento das relações sociais aconteceu simultaneamente em várias regiões e foi marcado pelo contato entre civilizações, bem como a incorporação de duas ou mais culturas na formação de outra civilização.
Idade Média: Situada entre os anos de 476 e 1453. Corresponde ao período de formação e estruturação do feudalismo. Formação do feudalismo, com a integração da cultura romana com a germânica. Economia baseada na agricultura. Poder descentralizado e fragmentado (força política e econômica nas mãos dos senhores feudais). Sociedade estamental e hierarquizada em ordens (clero, nobreza e servos). Fortalecimento do cristianismo e crescimento da Igreja Católica.
Idade Moderna: Ocorreu entre os anos 1453 e 1789. Foi marcada pelo surgimento de novas denominações cristãs, que acabaram com a hegemonia política e espiritual da igreja católica e abalaram a autoridade do papa. Esse processo de divisão foi chamado de Reforma e as novas igrejas chamaram-se Contra-Reforma. Essa reforma foi uma adequação aos novos tempos, ao desenvolvimento do capitalismo. Representou no campo espiritual um ajustamento de ideais e valores a transformação sócio-econômico da Europa.
Idade Contemporânea: Iniciada a partir da Revolução Francesa de 1789 e vai até os dias de hoje. O seu início foi bastante marcado pela corrente filosófica iluminista, que elevava a importância da razão. Havia um sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos. A contemporaneidade está marcada de maneira geral, pela consolidação do regime capitalista e pela disputa das grandes potências europeias por território. Com o evento de duas grandes guerras mundiais o ceticismo imperou no mundo.
3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião? Faça uma síntese com suas próprias palavras.
A sociedade Egípsia era hierárquica e de limitada mobilidade social. No alto da pirâmide, estava o faraó, que era considerado o deus vivo na terra. Sacerdotes, militares e escribas também ganharam importância na sociedade. Essas categorias eram sustentadas pelos impostos pagos pelos camponeses, artesãos e pequenos comerciantes.
A economia baseava-se na agricultura, praticavam também o comércio de mercadorias e artesanato. Os trabalhadores rurais dedicavam-se a pecuária, a criação de porcos, cabras e bois.
Usavam o papiro para fabricar papel, cordas, cestas e sandálias. A caça e a pesca também eram atividades importantes.
Sua religião era de caráter politeísta. As divindades assumiam formas diferenciadas (corpo formado por parte de ser humano e parte de animal). Comum a realização de festas em homenagem aos deuses para garantir proteção e boas colheitas. Acreditavam na imortalidade da alma, no juízo final e na reencarnação.
A escrita egípcia foi muito importante para o desenvolvimento da sociedade, permitindo a divulgação de ideias, facilitando a comunicação e o controle de impostos. Existiam duas formas de escrita a demótica e a hieróglifa.
Na ciência, desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usadas na construção de pirâmides e templos. Na medicina,os procedimentos de mumificação proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.
4. Faça uma pesquisa sobre a polis (cidades-estados gregas) e anote suas principais características.
A Pólis pode ser entendida basicamente como uma junção de várias Cidades-Estado constituintes do território grego, que aconteceu entre o fim do Período Homérico e início do Período Arcaico. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica.
Nas pólis não existia separação entre áreas rural e urbana. Muitos habitantes da pólis, principalmente da nobreza, habitavam em casas de campo. O centro político-administrativo da pólis era a Acrópolis, nela se encontravam o templo principal da pólis, os edifícios públicos, a Ágora onde ocorriam debates e decisões políticas e a Gerúsia.
Ao redor da pólis havia uma espécie de cinturão rural, onde eram produzidos grande parte dos alimentos necessários para a manutenção da pólis. Esta organização reforçava ainda mais a autonomia da pólis.
5. Pesquise sobre a filosofia da Grécia Antiga e seu conceito de sabedoria.
A palavra filosofia é de origem grega que quer dizer amor à sabedoria. Ela surge desde o momento que o homem começou
...